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Tipo do documento: Dissertação
Título: Saberes matemáticos produzidos por agricultores: uma visão Etnomtemática na Educação Agrícola
Título(s) alternativo(s): Mathematicians knowledge produced by farmers: A etnomtemática vision in agricultural education
Autor(es): Brito, Dejildo Roque de
Orientador(a): Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Segundo membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Palavras-chave: Geometry;mathematical knowledge of farmers;Ethnomatematics;Geometria;Saberes matemáticos de agricultores;Etnomatemática
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Data do documento: 16-Nov-2016
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: Brito, Dejildo Roque de. Saberes matemáticos produzidos por agricultores: uma visão Etnomtemática na Educação Agrícola. 2016. 44 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ .
Resumo: Esta dissertação é um trabalho de pesquisa desenvolvido em uma Comunidade Agrícola localizada no município de Porto Grande, no Estado do Amapá, no Brasil. A pesquisa teve como objetivo principal investigar os saberes e fazeres produzidos e praticados por agricultores em sua prática laboral e a relação desses com os conhecimentos escolarizados. Propomos a utilização da Etnomatemática como uma forma de reflexão sobre as atividades desse grupo social. Os dados coletados nas visitas realizadas nos lócus pesquisados tratam dos métodos matemáticos utilizados por esses grupos de trabalhadores e as possibilidades de aplicação desses em sala de aula. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Discorremos sobre o trabalho desenvolvido pelos agricultores na referida comunidade. Entrevistamos trabalhadores agrícolas em seu ambiente de trabalho e analisamos os conhecimentos matemáticos existentes em suas atividades laborais. Apresentamos em duas escolas de Macapá alguns dos problemas tratados com os agricultores para analisarmos os conteúdos escolarizados ou não dos alunos diante de tais problemas. Percebemos que os alunos têm dificuldades para solucionar os problemas por não conseguirem relacionar os mesmos com as atividades agrícolas cotidianas
Abstract: This dissertation is a research work in a agricultural community in the municipality of Porto Grande, in the state of Amapá in Brazil. The research aimed to investigate the produced knowledge and practices and practiced by farmers in their working practice and the relationship of these with the educated knowledge. We propose the use of Ethnomathematics as a form of reflection on the activities of this social group. Data collected from visits in loci surveyed treat the mathematical methods used by these groups of workers and the application possibilities of these in the classroom. The methodology used for this research is a qualitative approach. We discuss the work of the farmers in that community. We interviewed farm workers in their working environment and analyzed the existing mathematical knowledge in their work activities. We present two schools of Macapá some of the problems dealt with farmers to analyze the content or not schooled students facing such problems. We realize that students have difficulties to solve problems because they can not relate them to the everyday agricultural activities.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12949
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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