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Tipo do documento: Dissertação
Título: Enfrentamento à violação de direitos humanos dos adolescentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Amapá, Brasil
Autor: Barroso, Maria Lúcia Fernandes
Orientador(a): Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Primeiro membro da banca: Peixoto, Ana Claudia de Azevedo
Segundo membro da banca: Gonçalves, Silvia Maria Melo
Terceiro membro da banca: Campos, Luís Antonio Monteiro
Palabras clave: Violence Against Children and Adolescents;Education;Rights Guarantee System;Violência contra a Crianças e Adolescentes;Educação;Sistema de Garantia de Direitos;IFAP
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 26-sep-2016
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: BARROSO, Maria Lúcia Fernandes. Enfrentamento à violação de direitos humanos dos adolescentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Amapá, Brasil. Seropédica: UFRRJ, 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014.
Resumen: A pesquisa ora apresentada se propôs a investigar as percepções dos profissionais do Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Macapá acerca da responsabilidade da instituição de ensino no enfrentamento à violência sofrida por alunos adolescentes do ensino médio integrado. Buscou-se identificar o conhecimento que docentes e técnicos educacionais possuem acerca da legislação que preconiza o direito desse segmento a ser criado e educado sem violência de qualquer natureza, realizar um mapeamento da existência de casos de alunos vitimizados dentro ou fora do ambiente escolar, bem como conhecer qual a visão dos profissionais em relação a esse fenômeno. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa realizando-se pesquisa documental. Na primeira fase foram estudados documentos institucionais, decretos e portarias, além do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFAP, com vistas a identificar como a instituição materializa o enfrentamento da violência. Também fizeram parte dos dados documentais os registros de três setores de atendimento direto ao aluno, quais sejam, coordenação de turno, núcleo pedagógico e coordenação de apoio ao estudante. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas que alcançou a participação de quarenta e cinco docentes e dezenove técnicos educacionais, analisados e categorizados com base na análise documental. Como alicerce teórico do trabalho realizou-se um breve resgate histórico da construção social do conceito de infância e das políticas de atendimento a esse segmento no Brasil em diferentes períodos históricos até a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente e definição do Sistema de Garantia de Direitos. Os resultados revelaram um quantitativo significativo de vinte e quatro alunos que sofreram violências, de acordo com os registros da antiga coordenação pedagógica, da coordenação de turno e da coordenação de apoio ao estudante, bem como a fragilidade nos registros de encaminhamentos adotados nestes casos pela equipe da instituição, demonstrando a necessidade de uma política própria que direcione o IFAP para uma ampliação de ações preventivas e interventivas, baseadas em três pontos principais:1. Articulação com a Rede de atendimento à criança e ao adolescente de Macapá´; 2. Formação continuada dos profissionais do IFAP; 3. Ações voltadas para ampliação da participação da família na educação dos adolescentes. Como sugestão para que haja sinergia nos encaminhamentos dos casos de violência identificados, é proposto a partir desse trabalho, a implementação de um Fluxo de encaminhamento, que compreende a participação e envolvimento de toda comunidade escolar no compromisso social com o rompimento de ciclos de violência envolvendo os alunos adolescentes.
Abstract: The research presented here was to investigate the views of the professionals of the Federal Institute of Education Science and Tecnology of Amapá (IFAP), Campus Macapá on the responsibility of the educational institution in combating violence suffered by adolescent students of the integrated secondary school. We sought to identify the knowledge that education teachers and technicians have about the legislation that advocates the rights of this segment to be raised and educated without violence of any kind, as well as to map the existence of cases of victimized students inside or outside the school environment as well as knowing what the view of the professionals in relation to this phenomenon. For this, we used a qualitative approach by carrying out documentary research. In the first phase were studied institutional documents, decrees among others, in addition to the Institutional Development Plan of IFAP, with a view to identifying how the institution materializes combating violence. Also part of the documentary data records three right care sectors to the student called educational core and pedagogical coordination of support to the student. Data collection instrument was a questionnaire with open and closed questions that reached the participation of forty-five teachers and nineteen educational technicians analyzed and categorized based on an analysis of documents. As theoretical work foundation held a brief historical review of the social construction of the concept of childhood and policies in this segment in Brazil in different historical periods to implement the statute of children and adolescents and definition of the Rights Guarantee System .The results revealed a significant quantity of thirty-two students who have suffered violence. According to the records of the former pedagogical coordination the institution has demonstrated the need for a specific policy that directs the IFAP for an expansion of preventive and interventional actions based on three main points: 1. Integrated responsibility and articulation by part of those responsible for teenagers an adolescents aducational process, 2. Continuing the proposal to be followed by professionals at IFAP; 3. Actions aimed at expansion of family participation in the education of adolescents. As a suggestion that there is synergy in these cases of identified violence it was proposed to start this work through an implementation of a flow comprising the participation and involveme of the whole school community in the social commitment in order to breaking cycles of violence involving adolescents students.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12975
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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