Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12993
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Kyringue Ivotyty, um sonho de João, o Vera Mirim |
Título(s) alternativo(s): | Kyringue Ivotyty, a dream of John the Vera Mirim |
Autor(es): | Silva, Maria Conceição da |
Orientador(a): | Carvalho, Carlos Roberto de |
Primeiro membro da banca: | Motta, Flávia Miller Naethe |
Segundo membro da banca: | Teixeira Júnior, José Carlos |
Palavras-chave: | Indigenous School;School colonizing;M'byá Guarani;Tactics resistance;Escola Indígena;Escola colonizadora;Guarani M’bya;Táticas de resistência |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Data do documento: | 30-Jun-2016 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citação: | Silva, Maria Conceição da. Kyringue Ivotyty, um sonho de João, o Vera Mirim. 2016. [125 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo registrar as memórias constituintes que compõem a história da Escola Indígena, da Aldeia Guarani M’bya, Sapukai, em Angra dos Reis/RJ. Investigaremos de que forma foram tecidas as ações que levaram a constituição da Escola Indígena Estadual Guarani Kiringue Yvotyty, desde sua criação como escola comunitária até a sua configuração atual como escola estadual. Para tanto, procuraremos investigar que contextos políticos sociais, intelectuais e afetivos estão inseridos neste cenário. Consideraremos de grande importância que nosso caminho metodológico propicie condições de assimilar os anseios e posicionamentos da comunidade indígena diante das interações sociais/legais, como atores envolvidos e nem sempre considerados nesse processo. Para tal, a pesquisa se pautará em um delinear sensível. |
Abstract: | This study aims to record the memories constituents that make up the history of Indigenous School, Village M'byá Guarani, Sapukai in Angra dos Reis / RJ. Investigate how were woven the actions that led to establishment of the State School Indigenous Guarani Kiringuy Yvotyty since its inception as a community school to its current configuration as a state school. Therefore, we will seek to investigate social, intellectual and emotional political contexts are included in this scenario. We consider of great importance that our methodological approach providing conditions to assimilate the concerns and positions of the indigenous community on the social / legal interactions, as actors involved and not always considered in this process. To this end, the search shall be founded on a sensitive design. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12993 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016 - Maria Conceição da Silva.pdf | 2016 - Maria Conceição da Silva | 33.89 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.