Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13044
Tipo do documento: Dissertação
Título: “A gente já tem 6 anos e já fez muita coisa, sabia?” : como as crianças veem a escola que têm? alteridade e heterociência nas percepções infantis
Autor(es): Sampaio, Ana Alice Kulina Simon Esteves
Orientador(a): Motta, Flavia Miller Naethe
Primeiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Segundo membro da banca: Lopes, Jader Janer Lopes Moreira
Palavras-chave: Protagonismo infantil;fotografia;alteridade;Child protagonism;photography;alterity
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Data do documento: 21-Fev-2018
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: Sampaio, Ana Alice Kulina Simon Esteves. “A gente já tem 6 anos e já fez muita coisa, sabia?” : como as crianças veem a escola que têm? alteridade e heterociência nas percepções infantis. 2018. [138 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .
Resumo: Como diria Cartier-Bresson, as fotografias constituem formas de compreender com os olhos. Ao mesmo tempo em que dizem o que elas são, apontam para aquilo que somos. No ambiente escolar, furtam e apresentam momentos preciosos, mas o que dizem as crianças quando fotografam sua escola? Que vivências são apresentadas por elas quando revelam seus olhares? Este trabalho pretende desvelar através do protagonismo infantil as percepções que os pequenos têm sobre a escola, as ações e relações que nela se estabelecem e a importância de reconhecê-los coautores em pesquisas sobre o cotidiano escolar. O foco está na compreensão da infância como uma construção social resultante de ações coletivas das crianças com os adultos e de umas com as outras. Para isso nos fundamentamos em Corsaro, Ferraço, Lopes e Malaguzzi. Entendemos a infância como uma forma estrutural e as crianças como agentes sociais que, por meio da negociação com adultos e da criativa cultura de pares entre crianças, contribuem para a reprodução e transformação da infância e da sociedade. Sabendo que os enunciados são réplicas de diálogos que se estabelecem entre os sujeitos falantes, recebemos e ressignificamos o uso dos registros das crianças em seu fluxo de uso, promovendo a alteridade nas relações instituídas no ambiente escolar, buscando também em Bakhtin, Geraldi e Sobral, perspectivas heterocientíficas e dialógicas.
Abstract: As Cartier-Bresson would say, photographs are ways of understanding with the eyes. At the same time they say what they are, they point to what we are. In the school environment, they steal and present precious moments, but what do children say when they photograph their school? What experiences do they present when they reveal their looks? This work intends to reveal through child protagonism the perceptions that the little ones have about the school, the actions and the relations that are established in it and the importance of recognizing them as coauthors in researches about the school routine. The focus is on the understanding of childhood as a social construction resulting from the collective actions of children with adults and with one another. For this we base ourselves on Corsaro, Ferraço, Lopes and Malaguzzi. We understand childhood as a structural form and children as social agents who, through negotiation with adults and the creative peer culture of children, contribute to the reproduction and transformation of childhood and society. Knowing that the statements are replicas of dialogues that are established among the speaking subjects, we receive and re-signify the use of children's registers in their use flow, promoting alterity in the relations established in the school environment, also searching in Bakhtin, Geraldi and Sobral, in “another science” dialogical perspectives.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13044
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018 - Ana Alice Kulina Simon Esteves Sampaio.pdf2018 - Ana Alice Kulina Simon Esteves Sampaio6.4 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.