Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13044
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | “A gente já tem 6 anos e já fez muita coisa, sabia?” : como as crianças veem a escola que têm? alteridade e heterociência nas percepções infantis |
Authors: | Sampaio, Ana Alice Kulina Simon Esteves |
Orientador(a): | Motta, Flavia Miller Naethe |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Carlos Roberto de |
Segundo membro da banca: | Lopes, Jader Janer Lopes Moreira |
Keywords: | Protagonismo infantil;fotografia;alteridade;Child protagonism;photography;alterity |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Issue Date: | 21-Feb-2018 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | Sampaio, Ana Alice Kulina Simon Esteves. “A gente já tem 6 anos e já fez muita coisa, sabia?” : como as crianças veem a escola que têm? alteridade e heterociência nas percepções infantis. 2018. [138 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] . |
Abstract: | Como diria Cartier-Bresson, as fotografias constituem formas de compreender com os olhos. Ao mesmo tempo em que dizem o que elas são, apontam para aquilo que somos. No ambiente escolar, furtam e apresentam momentos preciosos, mas o que dizem as crianças quando fotografam sua escola? Que vivências são apresentadas por elas quando revelam seus olhares? Este trabalho pretende desvelar através do protagonismo infantil as percepções que os pequenos têm sobre a escola, as ações e relações que nela se estabelecem e a importância de reconhecê-los coautores em pesquisas sobre o cotidiano escolar. O foco está na compreensão da infância como uma construção social resultante de ações coletivas das crianças com os adultos e de umas com as outras. Para isso nos fundamentamos em Corsaro, Ferraço, Lopes e Malaguzzi. Entendemos a infância como uma forma estrutural e as crianças como agentes sociais que, por meio da negociação com adultos e da criativa cultura de pares entre crianças, contribuem para a reprodução e transformação da infância e da sociedade. Sabendo que os enunciados são réplicas de diálogos que se estabelecem entre os sujeitos falantes, recebemos e ressignificamos o uso dos registros das crianças em seu fluxo de uso, promovendo a alteridade nas relações instituídas no ambiente escolar, buscando também em Bakhtin, Geraldi e Sobral, perspectivas heterocientíficas e dialógicas. |
Abstract: | As Cartier-Bresson would say, photographs are ways of understanding with the eyes. At the same time they say what they are, they point to what we are. In the school environment, they steal and present precious moments, but what do children say when they photograph their school? What experiences do they present when they reveal their looks? This work intends to reveal through child protagonism the perceptions that the little ones have about the school, the actions and the relations that are established in it and the importance of recognizing them as coauthors in researches about the school routine. The focus is on the understanding of childhood as a social construction resulting from the collective actions of children with adults and with one another. For this we base ourselves on Corsaro, Ferraço, Lopes and Malaguzzi. We understand childhood as a structural form and children as social agents who, through negotiation with adults and the creative peer culture of children, contribute to the reproduction and transformation of childhood and society. Knowing that the statements are replicas of dialogues that are established among the speaking subjects, we receive and re-signify the use of children's registers in their use flow, promoting alterity in the relations established in the school environment, also searching in Bakhtin, Geraldi and Sobral, in “another science” dialogical perspectives. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13044 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Ana Alice Kulina Simon Esteves Sampaio.pdf | 2018 - Ana Alice Kulina Simon Esteves Sampaio | 6.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.