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Tipo do documento: Dissertação
Título: Investigação psicométrica do Physical Activity Body Experiences Questionaire (PABEQ) e da Physical Appearance Comparison Scale–3 (PACS-3) para jovens universitários no Brasil
Otros títulos: Psychometric investigation of the Physical Activity Body Experiences Questionaire (PABEQ) and the Physical Appearance Comparison Scale–3 (PACS-3) for university students in Brazil
Autor: Silva, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da
Orientador(a): Morgado, Fabiane Frota da Rocha
Primeiro membro da banca: Morgado, Fabiane Frota da Rocha
Segundo membro da banca: Pires, Valéria Nascimento Lebeis
Terceiro membro da banca: Amaral, Ana Carolina Soares
Quarto membro da banca: Ferreira, Maria Elisa Caputo
Palabras clave: Adultos;Discentes;Instrumento de Avaliação;Personificação;Comparação Social;Autoestima;Apreciação Corporal;Adults;Students;Assessment Instrument;Personification;Social Comparison;Self esteem;Body Appreciation
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 28-jul-2021
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: SILVA, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da. Investigação psicométrica do Physical Activity Body Experiences Questionaire (PABEQ) e da Physical Appearance Comparison Scale–3 (PACS-3) para jovens universitários no Brasil. 2021. 293 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.
Resumen: Introdução: Imagem corporal é a representação mental do próprio corpo. Universitários têm sido considerados grupos de risco para desenvolver alterações relacionadas a imagem corporal, e utilizar instrumentos adequados para avaliar este constructo no contexto brasileiro possui fundamental importância. Objetivo: Realizar a adaptação transcultural e verificar as qualidades psicométricas do Physical Activity Body Experiences Questionaire (PABEQ) e da Physical Appearance Comparison Scale–3 (PACS-3) para jovens universitários brasileiros. Metodologia: A pesquisa foi dividida em duas etapas distintas: adaptação transcultural e avaliação psicométrica. Participaram da primeira etapa 45 universitários (X= 23,13 anos; DP: +/- 2,8 anos), e da segunda 1.610 universitários (X = 22,69 anos; DP: +/- 3,12 anos), das cinco regiões brasileiras, de universidades públicas e privadas. A coleta de dados foi realizada de maneira on-line, a fim de aferir os índices de validade de conteúdo, validade de construto e confiabilidade dos instrumentos. Utilizou-se estatística descritiva, análise fatorial confirmatória (AFC), teste de correlação de Spearman e alfa de Cronbach. Os instrumentos de coleta foram PABEQ; PACS-3; The Body Appreciation Scale (BAS); The Sociocultural Attitudes Towards Appearance Scale–4 (SATAQ–4); The Rosenberg Self-Steem Scale (RSES) e questionário sociodemográfico. Os programas SPSS (versão 20.0) e o LISREL® (Versão 8.8) foram utilizados. Resultados: Ajustes semânticos, idiomáticos e culturais para adquirir validade de conteúdo foram realizados. A estrutura fatorial dos instrumentos se manteve igual ao original, sendo o PABEQ composto por 10 itens, subdivididos em 2 fatores (Apreciação Corporal e Conexão Corpo/Mente) e a PACS-3 composta de 27 itens, subdivididos em 3 fatores (Frequência, Direção e Efeito). Índices elevados de X2/GL e o RMSEA foram encontrados, enquanto os demais índices estatísticos foram adequados. Sobre a validade convergente, as escalas também apresentaram associação significante com os demais instrumentos disponibilizados na literatura, também utilizados neste estudo, variando de moderada a forte. Conclusão: Esta pesquisa apresenta os resultados psicométricos das escalas PABEQ e PACS-3 para jovens universitários brasileiros. A maioria dos indicadores psicométricos analisados se encontra dentro do recomendado na literatura. Todavia, os indicadores X2 / GL e RMSEA apresentaram resultados insatisfatórios, justificados pelo tamanho amostral. Tendo em vista que estes valores não são utilizados de maneira isolada, destaca-se que tanto o PABEQ quanto a PACS-3 apresentam indícios de validade e confiabilidade para pesquisas realizadas no Brasil, especificamente em investigações sobre imagem corporal de jovens universitários, tanto para coleta de dados presencial quanto on- line.
Abstract: Introduction: Body image is the mental representation of one's own body. University students have been considered groups at risk for developing changes related to body image, and using appropriate instruments to assess this construct in the Brazilian context is of fundamental importance. Objective: To perform the cross-cultural adaptation and verify the psychometric qualities of the Physical Activity Body Experiences Questionaire (PABEQ) and the Physical Appearance Comparison Scale–3 (PACS-3) for Brazilian university students. Methodology: The research was divided into two distinct stages: cross-cultural adaptation and psychometric assessment. Forty- five university students (X=23.13 years; SD: +/- 2.8 years) participated in the first stage, and 1,610 university students (X = 22.69 years; SD: +/- 3.12 years) of the five Brazilian regions, from public and private universities. Data collection was carried out online, in order to assess the content validity indices, construct validity and reliability of the instruments. Descriptive statistics, confirmatory factor analysis (CFA), Spearman's correlation test and Cronbach's alpha were used. The collection instruments were PABEQ; PACS-3; The Body Appreciation Scale (BAS); The Sociocultural Attitudes Towards Appearance Scale–4 (SATAQ–4); The Rosenberg Self-Steem Scale (RSES) and sociodemographic questionnaire. SPSS (version 20.0) and LISREL® (Version 8.8) programs were used. Results: Semantic, idiomatic and cultural adjustments to acquire content validity were performed. The factorial structure of the instruments remained the same as the original, with the PABEQ being composed of 10 items, subdivided into 2 factors (Body Appreciation and Body/Mind Connection) and the PACS-3 composed of 27 items, subdivided into 3 factors (Frequency, Direction and Effect). High indices of X2/GL and the RMSEA were found, while the other statistical indices were adequate. Regarding convergent validity, the scales also showed a significant association with other instruments available in the literature, also used in this study, ranging from moderate to strong. Conclusion: This research presents the psychometric results of the PABEQ and PACS-3 scales for Brazilian university students. Most of the psychometric indicators analyzed are within what is recommended in the literature. However, the X2 / GL and RMSEA indicators showed unsatisfactory results, justified by the sample size. Given that these values are not used in isolation, it is noteworthy that both the PABEQ and the PACS-3 present evidence of validity and reliability for research carried out in Brazil, specifically in investigations on body image of young university students, both for collection data in person and online.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13157
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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