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Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação de professores e o pensamento computacional: uma experiência autoetnográfica
Título(s) alternativo(s): Teacher training and the computational thinking: an auto-ethnographic experience
Autor(es): Jesus, Fernanda Monzato Machado de
Orientador(a): Santos, Edméa Oliveira dos
Primeiro membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Segundo membro da banca: Bairral, Marcelo Almeida
Terceiro membro da banca: Ferreira, Simone de Lucena
Palavras-chave: Formação de professores;Pensamento Computacional;Autoetnografia;Informática na Educação;Teacher Training;Computational Thinking;Auto-ethnographic;Informatics in Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 26-Abr-2022
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: JESUS, Fernanda Monzato Machado de. A formação de professores e o pensamento computacional: uma experiência autoetnográfica. 2022. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender como os professores podem mobilizar o seu pensamento computacional com atos de currículos plugados e desplugados. O estudo em questão apresentou como principal praticante cultural a pesquisadora que desenvolveu a dissertação no contexto de uma autoetnografia. Nosso referencial teórico metodológico foi uma bricolagem das teorias da cibercultura em especial do campo do pensamento computacional, da formação de professores e das pesquisas multirreferenciais com os cotidianos. Neste projeto o campo de pesquisa foi o curso de formação de Pensamento Computacional para Todos, ministrado pelo professor Luiz Fernando Orleans no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro IM/UFRRJ. Contamos com a participação de professores da rede pública de ensino da Baixada Fluminense. A metodologia de trabalho aconteceu via pesquisa-formação com situações de atividades plugadas e desplugadas. Desenvolvemos atividades presenciais e online, com oficinas durante os encontros presenciais e nas nossas atividades profissionais dentro das escolas em que atuamos. Destaco o diário online como o dispositivo estruturante para a construção da autoetnografia. Foi possível perceber a importância da formação para um bom trabalho docente e que a formação acontece a partir do interesse, da implicação e do engajamento do professor com a sua formação continuada. Dessa forma, o professor de qualquer área do conhecimento pode mobilizar em si o pensamento computacional e pode buscar alternativas para desenvolver o pensar crítico e criativo objetivando resolver problemas com seus alunos a fim de mobilizá-los também.
Abstract: The present research aimed to understand how teachers can mobilize their computational thinking with plugged and unplugged curricula acts. The study in question brings as the main cultural practitioner the researcher herself who develops the dissertation in the context of an autoethnography. Our theoretical-methodological referential is a bricolage of cyberculture theories in particular from the computational thinking field, teacher education, and multi-referential research with everyday life studies. In this project, the research field was the Formation Course called “Computational Thinking for all”, taught by professor Luiz Fernando Orleans at the Multidisciplinary Institute of the Rural Federal University of Rio de Janeiro IM/UFRRJ. We counted on the participation of teachers from the government school system of Baixada Fluminense. The methodology of the work happened via research training with situations of plugged and unplugged activities. We developed face-to-face and online activities, with workshops during the face-to-face meetings and during our professional activities at the schools where we work. I highlight the online journal as the structuring device for the construction of the autoethnography. It was possible to realize the importance of training for a good teaching job, and that training starts from the teacher's interest, implication, and engagement with their continuing education. Thus, the teacher of any area of knowledge can mobilize computational thinking within him/herself and can seek alternatives to develop critical and creative thinking, aiming at solving problems with his/her students to mobilize them as well.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13165
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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