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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13189
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Processo de construção do currículo para/da educação escolar indígena no Rio de Janeiro: limites e aproximações de uma prática decolonial |
Título(s) alternativo(s): | Curricular construction and guarani mbya Indian school education in the state of Rio de Janeiro: limits and approximations of a decolonial practice |
Autor(es): | Zephiro, Kátia Antunes |
Orientador(a): | Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Luiz Fernandes de |
Segundo membro da banca: | Russo, Kelly |
Palavras-chave: | Educação Escolar Indígena;Interculturalidade;Decolonialidade;Currículo;Formação Docente;Indigenous School Education;Interculturality. .;Decoloniality;Curriculum.;Teacher Training. |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 9-Ago-2017 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citação: | ZEPHIRO, Kátia Antunes. Processo de construção do currículo para/da educação escolar indígena no Rio de Janeiro: limites e aproximações de uma prática decolonial. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017. |
Resumo: | A Educação Escolar Indígena no Brasil se constituiu a partir das lutas e movimentos indígenas a partir dos anos 1980, consolidando-se enquanto direito na Constituição Federal brasileira em 1988. Considerando que a educação escolar, até então alheia aos povos indígenas, foi utilizada historicamente como instrumento colonizador, este trabalho tem como objetivo investigar o movimento contrário à colonialidade do saber, identificando possíveis práticas decoloniais na Educação Escolar Indígena, a partir da construção curricular dos anos finais do ensino fundamental no Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda. Este Colégio atende ao povo indígena Guarani Mbya das aldeias nos Municípios de Angra dos Reis e Paraty, localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Nosso campo de estudos é o curso de formação para professores não indígenas oferecido pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e coordenado pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense, no período de implementação da primeira turma de anos finais do ensino fundamental deste Colégio, de 2015 a 2016. Sendo assim, para a realização desta pesquisa, utilizamos a metodologia qualitativa, com base em estudo de caso utilizando entrevista, observação participante e análise de documentos como procedimentos metodológios. Nossos referenciais teóricos são as discussões do grupo Modernidade/Colonialidade, da Teoria Crítica do Currículo e da atual legislação da Educação Escolar Indígena Específica, Intercultural, Diferenciada e Bilíngue |
Abstract: | The Indigenous School Education in Brazil was constituted from the struggles and indigenous movements from the 80s, consolidating itself as a entitlement in the Brazilian Federal Constitution in 1988. Considering that school education, up to now,unrelated to indigenous peoples, was historically used as colonizing instrument. This study has as aims to investigate the movement against the coloniality of knowledge, identifying possible decolonial practices in Indigenous School Education, based on the curricular construction of the final years of elementary education at the Guarani Karai Kuery State Indigenous College . This school serves the Guarani Mbya indigenous people of the villages in the city of Angra dos Reis and Paraty, located in the State of Rio de Janeiro. Our area of study is the training course for nonindigenous teachers offered by the State Department of Education of the State of Rio de Janeiro and coordinated by the Angra dos Reis Institute of Education of the Fluminense Federal University during the implementation period of the first group of final years of the basic education of this College, from 2015 to 2016. Therefore, to carry out this research, we use the participatory methodology and the research, using investigative tools such as semistructured interviews and participant observation. Our theoretical references are the group discussions of the Modernity / Coloniality, the Critical Theory of Curriculum and the current legislation of Specific, Intercultural, Differentiated and Bilingual Indigenous School Education |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13189 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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