Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13229
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação profissional em dança: o ineditismo da proposta de educação integrada em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro
Otros títulos: The professional formation in dancing: the innovative proposal of integrated education in a public school in Rio de Janeiro, Brazil
Autor: Lima, Amanda Santos de
Orientador(a): Otranto, Celia Regina
Primeiro membro da banca: Otranto, Celia Regina
Segundo membro da banca: Souza, José dos Santos
Terceiro membro da banca: Rummert, Sônia Maria
Palabras clave: Dança;Educação Profissional;Ensino Integrado;Curso Técnico;Dance;Professional Education;Integrated Education;Technical Course
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 27-mar-2014
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: LIMA, Amanda Santos de. A formação profissional em dança: o ineditismo da proposta de educação integrada em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2014.
Resumen: No estado do Rio de Janeiro, em um cenário repleto de cursos técnicos de nível médio em diversas áreas, a profissionalização em dança se apresentava, até o ano de 2010, somente através das escolas de dança, de forma concomitante ou subsequente a este nível de ensino. Em 2011, foi aberto o primeiro curso técnico em dança integrado ao ensino médio, oferecido por uma escola técnica estadual. A pesquisa teve por objetivo analisar a estrutura e funcionamento deste curso, sua relevância social, sua proposta pedagógica, bem como os limites e possibilidades para a adoção da integração entre os ensinos médio e técnico. O presente estudo apresenta, num primeiro momento, uma revisão de literatura que contempla um histórico da articulação entre ensino médio e ensino técnico no Brasil, na procura por uma integração que ainda não se consolidou na prática, seguido de uma análise sobre as relações entre dança e educação, com enfoque na educação profissional nesta área. No terceiro capítulo, são apresentados dados sobre a implantação do currículo integrado na Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC), que se efetivou após a abertura do primeiro curso técnico em dança da rede, oferecido pela Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB). O quarto capítulo apresenta os resultados da pesquisa de campo, que envolveu observações de aulas, reuniões e eventos do curso, questionários aplicados com alunos e professores, e entrevistas com a equipe administrativo-pedagógica da escola e da rede. Ao final da pesquisa consideramos que a integração plena ainda não foi atingida, mas é inegável a constatação do caminho diferenciado que o curso de dança da ETEAB está tentando construir, já tendo galgado alguns degraus, ainda pequenos, mas importantes para a integração que, acreditamos, possa um dia acontecer de verdade. No entanto, o estudo permitiu também a constatação dos desafios que ainda irão surgir com a ampliação do formato integrado para toda a rede FAETEC, uma vez que nem os professores, nem a escolas estão preparadas para atuar em cursos integrados. Porém, algumas ações diferenciadas que surgiram na ETEAB podem vir a acender uma pequena luz no fim de túnel, apesar de termos consciência de que o caminho a trilhar ainda é árduo e longo.
Abstract: In Rio de Janeiro , in a scene full of technical courses in many areas , the professionalization in dance in the high school was presented until 2010 only by schools of dance, concurrent or subsequent to this level of education. In 2011, the first technical course in dance integrated to high school was opened by a state technical school. The research pretends to analyze the structure and operation of this course, social relevance, educational proposal, and the limits and possibilities for the adoption of integration between high school and professional education. This study presents, at first, a literature review that includes a history of the relation between high school and professional education in Brazil, that search for an integration that has not yet been consolidated in practice, followed by an analysis of the relation between dance and education with focus on professional education in this area. In the third chapter, we present information about the implementation of the Integrated Curriculum in Fundação Estadual de Apoio a Escola Técnica (FAETEC), that occurred after the opening of the first technical course in dance network, offered by Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB). The fourth chapter presents the results of the study in the school, including observation of lessons, events, questionnaires with students and teachers, and interviews with administrative and teaching staff of the school and the network. At the end of the survey we consider that the integration as a totality has not yet been reached, but it is undeniable the differential that the course of dance ETEAB are trying to build, having already climbed some stairs, still small, but important for the integration that, we believe, may one day come true . However, the study also led to confirmation of the challenges that will arise with the further expansion of the integrated format for all FAETEC, since neither the teachers nor the schools are prepared to work in integrated courses. However, some differentiated actions that appeared in ETEAB may come to light a small light in the end of the tunnel, although we realize that the way to go is still long and difficult.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13229
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2014 - Amanda Santos de Lima.pdfDocumento principal4.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.