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Tipo do documento: Dissertação
Título: Por uma leitura ciceroniana de Sócrates, Platão e o ceticismo da “nova Academia”
Otros títulos: For a Ciceronian reading of Socrates, Plato and the skepticism of the “new Academy”
Autor: Silva, João Carlos Pereira da
Orientador(a): Haddad, Alice Bitencourt
Primeiro membro da banca: Haddad, Alice Bitencourt
Segundo membro da banca: Bolzani Filho, Roberto
Terceiro membro da banca: Maciel, Marcelo da Costa
Palabras clave: Apreensibilidade;Representação Apreensiva;Suspensão do Juízo;Apprehensibility;Apprehensive Representation;Suspension of Judgment
Área(s) do CNPq: Filosofia
Idioma: por
Fecha de publicación: 31-jul-2017
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citación: SILVA, João Carlos Pereira da. Por uma leitura ciceroniana de Sócrates, Platão e o ceticismo da “nova Academia”. 2017. 82 f Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve exposição do ceticismo acadêmico e a relação da Academia cética com a interpretação ciceroniana da dialética de Arcesilau como um reavivamento dos espíritos socrático e platônico em oposição à admissão da tese estoica da apreensibilidade (katálepsis) em sua obra Acadêmicas. Trabalharemos mais especificamente a constatação socrática de sua própria ignorância diante do caráter incognoscível da natureza e como a radicalização da dúvida socrática por Arcesilau engendra a ideia segundo a qual, diante de discursos contrários e incompatíveis acerca do mesmo objeto e sendo ambos de igual persuasão, a isostenia é a razão pela qual Arcesilau se vê levado a disputar com Zenão de Cítio em combate ao critério estoico de representação apreensiva (phantasía kataleptiké) em favor da suspensão do juízo (epokhé).
Abstract: The present work aims to make a brief exposition of academic skepticism and the relation of the skeptical Academy to the Ciceronian interpretation of the Arcesislau’s dialectic as a revival of the Socratic and Platonic spirits in opposition to the admission of the stoic thesis of the apprehensibility (katalepsis) in his work Academics. More specifically, we will work on the Socratic realization of his own ignorance about the unknowable character of nature, and how the Socratic doubt radicalization by Arcesilau engenders the idea that in the face of contradictory and incompatible discourses about the same object, both being of equal persuasion, isostheneia is the reason why Arcesilau finds himself compelled to dispute with Zeno of Cithius in opposition to the Stoic criterion of apprehensive representation (phantasia kataleptike) in favor of the suspension of the judgment (epoche).
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13499
Aparece en las colecciones:Mestrado em Filosofia

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