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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14041
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Outsiders e trabalho na prosa de Charles Bukowski (1971-1975) |
Título(s) alternativo(s): | Outsiders and work in Charles Bukowski's prose (1971-1975). |
Autor(es): | Guimarães, Lucas Tadeu Rocha |
Orientador(a): | Barros, José Costa D'Assunção |
Primeiro membro da banca: | Barros, José Costa D'Assunção |
Segundo membro da banca: | Teixeira, Rebeca Gontijo |
Terceiro membro da banca: | Bezerra, Danieli Machado |
Palavras-chave: | Bukowski;literatura;outsiders;Bukowski;literature;outsiders |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Data do documento: | 18-Jul-2017 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | Guimarães, Lucas Tadeu Rocha. Outsiders e trabalho na prosa de Charles Bukowski (1971-1975). 2017. [103 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] . |
Resumo: | Nesta dissertação discutiremos as críticas e sentidos dados ao mundo do trabalho nas obras Post Office (1971) e Factotum (1975) do escritor norte-americano Charles Bukowski (1920- 1994). Estes dois primeiros romances publicados pelo autor, depois de uma longa trajetória como escritor em jornais alternativos e revistas de baixa circulação, marcam uma virada na carreira de Bukowski, que passa, pela primeira vez, a viver apenas daquilo que escreve. Defendemos que a condição de escritor marginal vivenciada por Bukowski durante as décadas de 50 e 60 e sua virada em direção ao reconhecimento no início dos anos 70 apresentam um local privilegiado para a análise das condições dos outsiders ao american dream, daqueles que não puderam e/ou não quiseram se enquadrar nas expectativas sociais do ideal de um american way of life. A chegada de suas obras ao mercado editorial norte-americano coincide com o turbilhão de produção cultural e intelectual crítica aos ideais do american way of life, que pareciam soçobrar em face às transformações da relação entre capital e trabalho, homem e mulher, cidadão e direito, passado e presente. No entanto, para compreender as obras dentro do seu próprio campo de produção, precisamos também passar por um debate acerca de conceitos como literatura beat, herói marginal, dirty realism e working class beats. É importante ter em mente, ao trabalhar com a historicização de obras literárias, que nenhum autor escreve no vazio e para o vazio, tendo que sempre lidar com processos de legitimação e do próprio reconhecimento de um trabalho como arte. |
Abstract: | In this dissertation we will discuss the criticisms and meanings given to the world of work in the works Post Office (1971) and Factotum (1975) by the American writer Charles Bukowski (1920-1994). These first two novels published by the author, after a long trajectory as a writer in alternative newspapers and magazines of low circulation, mark a turning in the trajectory of Bukowski, that passes, for the first time, to live from his own writing. We argue that Bukowski's status as a marginal writer during the 1950s and 1960s and his shift towards recognition in the early 1970s present a privileged place for analyzing the conditions of the outsiders to the American Dream, of those who couldn't or didn't want to fit into the social expectations of the ideal of an American Way of Life. The publication of his works in the North American publishing market coincides with the whirlwind of cultural and intellectual production critical to the ideals of the American Way of Life, which seemed to be crumbling in the face of the transformations of the relation between capital and labor, man and woman, citizen and right, past and present. However, to understand the works within their own field of production, we must also go through a debate about concepts such as beat literature, marginal hero, dirty realism and working class beats. It‘s important to bear in mind, when working with the historicization of literary works, that no author writes into the void, having to always deal with processes of legitimation and the very recognition of a work as art. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14041 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
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