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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Inserção Ecológica em pesquisa com adolescentes do sexo feminino em acolhimento institucional: Analisando o processo de desligamento institucional por maioridade
Otros títulos: The Ecological Insertion in research with female adolescents in institutional care: Analyzing the process of institutional disconnection by adulthood
Autor: Pereira, Luana Luiza Galoni
Orientador(a): Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Primeiro membro da banca: Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Segundo membro da banca: Naiff, Luciene Alves Miguez
Terceiro membro da banca: Princeswal, Marcelo
Quarto membro da banca: Silva, Iolete Ribeiro da
Palabras clave: Casa de Acolhimento;Adolescência;Desligamento Institucional por Maioridade;Inserção Ecológica;Welcome Institutions;Adolescence;Institutional Disconnection by Adulthood;Ecological Insertion
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Fecha de publicación: 22-oct-2020
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citación: PEREIRA, Luana Luiza Galoni. A Inserção Ecológica em pesquisa com adolescentes do sexo feminino em acolhimento institucional: analisando o processo de desligamento institucional por maioridade. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.
Resumen: O acolhimento institucional no Brasil é uma medida de última instância e provisória, contudo, ainda existe, segundo dados pesquisados, um número relevante de crianças e adolescentes afastados da convivência familiar e comunitária. Quando se trata, mais especificamente de adolescentes, nos deparamos com a problemática do desligamento institucional por maioridade. Pensando no processo de institucionalização que esses adolescentes são submetidos por um tempo maior que o previsto, o presente estudo teve como objetivo geral analisar o processo de desligamento institucional por maioridade de adolescentes do sexo feminino em situação de Acolhimento Institucional em uma casa de acolhimento na cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. Foi realizada uma pesquisa-ação através da metodologia da Inserção Ecológica, analisando os resultados obtidos pelo modelo Pessoa-Processo-Contexto-Tempo) com base na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento de Bronfenbrenner. Para tal, utilizou-se uma combinação de diferentes métodos e instrumentos como: roda de Conversa, diário de Campo e entrevistas semiestruturadas. Participaram desse estudo 4 profissionais da equipe técnica da referida casa de acolhimento, 3 psicólogas do Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes 10 adolescentes acolhidas e 1 adolescente recém-desligada da instituição. Os resultados obtidos nessa pesquisa revelam uma grande lacuna técnico-metodológica na realidade das instituições de acolhimento no que se refere ao desligamento por maioridade, bem como, dificuldades para se estabelecer um processo de desinstitucionalização de forma exitosa, com menos custos e prejuízos para o adolescente, e entraves nos processos legais e de políticas públicas que poderiam auxiliar nesse processo. É urgente investir em ações e intervenções que auxiliem tanto a equipe técnica das instituições de acolhimento, quanto os adolescentes nesse processo de desinstitucionalização. Espera-se que esse estudo sirva como subsídio para pesquisas futuras que visem pensar programas e ações de intervenção com essa população.
Abstract: The institutional reception in Brazil is a measure of last resort and provisional, in spite of this, there is still a significant number of children and adolescents away from family and community life. When it comes, more specifically to adolescents, we are commence to the problem of institutional disconnection by adulthood, thinking about the process of institutionalization that these adolescents are submitted for a longer time than expected, the present study had as general objective to analyze the process of institutional disconnection by adulthood of female adolescents in an institutional welcoming situation in a host house in the city of Nova Iguaçu/RJ. An action research was carried out through the methodology of Ecological Insertion, analyzing the results obtained by the Person-Process-Context-Time model based on the Bronfenbrenner Bioecological Theory of Development. For this purpose, we used a combination of different methods and instruments such as: Conversation Wheel, Field Diary and Semi-structured Interviews, 4 professionals from the technical team of the institution, 3 psychologists from the Laboratory of Studies on Violence against Children and Adolescents, 10 adolescents welcomed and 1 adolescent disconnected of the institution, participated in this study. The results obtained in this research reveal a large technical-methodological gap in the reality of the institutions, as well as difficulties to establish a process of deinstitutionalization in a successful way, with less costs and losses for the adolescent, and obstacles in the legal processes and public policies that could help in this process. It is urgent to invest in actions and interventions that help both the technical team of the institutions and the adolescents in this process of deinstitutionalization. It is expected that this study will serve as a support for future research aimed at thinking about programs and intervention actions with this population.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14461
Aparece en las colecciones:Mestrado em Psicologia

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