Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14475
Tipo do documento: Dissertação
Título: Psicologia complexa e orientação educacional: um resgate emocional, educacional e social de adolescentes em Seropédica
Autor: Reis, Renata dos Santos
Orientador(a): Silva, Nilton Sousa da
Primeiro membro da banca: Otranto, Célia Regina
Segundo membro da banca: Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin
Palabras clave: Psicologia Complexa;Orientação Educacional;Defasagem Escolar;Complex Psychology;Educational Orientation;School Lag
Área(s) do CNPq: Psicologia
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 4-sep-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citación: REIS, Renata dos Santos. Psicologia complexa e orientação educacional: um resgate emocional, educacional e social de adolescentes em Seropédica. 2018. 185 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Resumen: À luz de uma perspectiva interdisciplinar, as discussões desta dissertação foram construídas para criar uma proposta educacional voltada ao público adolescente que apresenta defasagem escolar. O orientador educacional é o protagonista da ação integradora dos participantes da pesquisa: professores, alunos, seus respectivos responsáveis, equipe técnico-pedagógica da escola e colaboradores, seu diálogo com a psicologia complexa de Carl Gustav Jung, a pedagogia progressista de Paulo Freire e a sociologia transcendente de Gilberto Freyre transpareceu na implementação da Educação de Jovens Adolescentes (EJAd), no turno da tarde para 80 discentes, entre 15 e 17 anos de idade, do ensino fundamental. O método pesquisa-ação contribuiu para conhecer o lugar de onde se fala, nesse contexto, uma unidade escolar da rede municipal de Seropédica, cidade localizada na Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro, denominada Escola Municipal Panaro Figueira. O resultado desta EJA vespertina confirmou o valor de tal modalidade, que procura cuidar das necessidades do ser adolescente ao proporcionar um resgate emocional, educacional e social, principalmente, quando um novo olhar sobre o espaço escolar é valorizado na formação e futuro do aluno e do Brasil.
Abstract: In the light of an interdisciplinary perspective,the discussions from this dissertation were composed for creating an educational proposal aiming to the adolescent public presenting school distortion. The educational advisor has been the protagonist of the integrative action from research participants: teachers,students,people responsible for them,technical-pedagogical staff and collaborators,as well as its dialogue with Carl Jung's complex psychology, Paulo Freire's progressive pedagogy and Gilberto Freire's transcendent sociology taking place in the Educação de Jovens Adolescentes(EJAd) implementation for 80 students from 15 and 17 years old at elementary school in the afternoon shift. The research -action method contributed to know the school unit named Escola Municipal Panaro Figueira from Municipal network, located in Seropédica, Baixada Fluminense, in Rio de Janeiro State, where this survey was carried out. The result of this afternoon EJAd has confirmed the value of this modality looking for taking care of adolescent's needs by providing a social, educational and emotional rescue. Mostly, when a new look to the school space in relation to the student's development and future, as well as of Brazil is valued.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14475
Aparece en las colecciones:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2018 - Renata dos Santos Reis.pdf10.57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.