Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14475
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Psicologia complexa e orientação educacional: um resgate emocional, educacional e social de adolescentes em Seropédica |
Authors: | Reis, Renata dos Santos |
Orientador(a): | Silva, Nilton Sousa da |
Primeiro membro da banca: | Otranto, Célia Regina |
Segundo membro da banca: | Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin |
Keywords: | Psicologia Complexa;Orientação Educacional;Defasagem Escolar;Complex Psychology;Educational Orientation;School Lag |
Área(s) do CNPq: | Psicologia Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 4-Sep-2018 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citation: | REIS, Renata dos Santos. Psicologia complexa e orientação educacional: um resgate emocional, educacional e social de adolescentes em Seropédica. 2018. 185 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. |
Abstract: | À luz de uma perspectiva interdisciplinar, as discussões desta dissertação foram construídas para criar uma proposta educacional voltada ao público adolescente que apresenta defasagem escolar. O orientador educacional é o protagonista da ação integradora dos participantes da pesquisa: professores, alunos, seus respectivos responsáveis, equipe técnico-pedagógica da escola e colaboradores, seu diálogo com a psicologia complexa de Carl Gustav Jung, a pedagogia progressista de Paulo Freire e a sociologia transcendente de Gilberto Freyre transpareceu na implementação da Educação de Jovens Adolescentes (EJAd), no turno da tarde para 80 discentes, entre 15 e 17 anos de idade, do ensino fundamental. O método pesquisa-ação contribuiu para conhecer o lugar de onde se fala, nesse contexto, uma unidade escolar da rede municipal de Seropédica, cidade localizada na Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro, denominada Escola Municipal Panaro Figueira. O resultado desta EJA vespertina confirmou o valor de tal modalidade, que procura cuidar das necessidades do ser adolescente ao proporcionar um resgate emocional, educacional e social, principalmente, quando um novo olhar sobre o espaço escolar é valorizado na formação e futuro do aluno e do Brasil. |
Abstract: | In the light of an interdisciplinary perspective,the discussions from this dissertation were composed for creating an educational proposal aiming to the adolescent public presenting school distortion. The educational advisor has been the protagonist of the integrative action from research participants: teachers,students,people responsible for them,technical-pedagogical staff and collaborators,as well as its dialogue with Carl Jung's complex psychology, Paulo Freire's progressive pedagogy and Gilberto Freire's transcendent sociology taking place in the Educação de Jovens Adolescentes(EJAd) implementation for 80 students from 15 and 17 years old at elementary school in the afternoon shift. The research -action method contributed to know the school unit named Escola Municipal Panaro Figueira from Municipal network, located in Seropédica, Baixada Fluminense, in Rio de Janeiro State, where this survey was carried out. The result of this afternoon EJAd has confirmed the value of this modality looking for taking care of adolescent's needs by providing a social, educational and emotional rescue. Mostly, when a new look to the school space in relation to the student's development and future, as well as of Brazil is valued. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14475 |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Renata dos Santos Reis.pdf | 10.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.