Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14525
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Promoção do gerenciamento de tempo em universitários: contribuições para a vida acadêmica |
Otros títulos: | Time management promotion in university students: contributions to academic life |
Autor: | Marques, Bruna Guimarães |
Orientador(a): | Pires, Emmy Uehara |
Primeiro membro da banca: | Souza, Wanderson Fernandes de |
Segundo membro da banca: | Nórte, Carlos Eduardo |
Palabras clave: | Gerenciamento de tempo;Universitários;Neuropsicologia;Time management;College students;Neuropsychology |
Área(s) do CNPq: | Psicologia |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 20-ago-2019 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citación: | MARQUES, Bruna Guimarães. Promoção do gerenciamento de tempo em universitários: contribuições para a vida acadêmica. 2019. 51 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019. |
Resumen: | O gerenciamento de tempo (GT) se refere a capacidade de estabelecer metas, cumprir prazos, realizar as tarefas de maneira planejada e organizada. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo revisar as intervenções existentes e apresentar a construção de um programa em GT em universitários. O estudo 1 buscou caracterizar as publicações científicas sobre o GT em adultos disponibilizados nas bases de dados PUBMED, ERIC, PsycINFO, SciELO e LILACS, conforme a metodologia PRISMA. A partir dos critérios de inclusão/exclusão, foram selecionados e analisados 32 artigos. Os resultados apontaram que o manejo temporal eficiente pode diminuir a procrastinação, a ansiedade e o estresse e melhorar a autoeficácia, a organização e o planejamento. A estimulação dessa habilidade pode auxiliar o desempenho dos sujeitos na universidade, no trabalho e na vida diária. O estudo 2 apresenta o processo de construção e evidências de validade de conteúdo de um protocolo para GT em universitários. A partir da avaliação dos pareceristas e revisão do programa, apresenta-se uma versão adequada com estratégias pertinentes e relevantes à temática proposta. |
Abstract: | Time management (TM) refers to the ability to set goals, meet deadlines, perform tasks in a planned and organized manner. In this context, this research aims to review existing interventions and present the construction of a TM program in university students. Study 1 sought to characterize the scientific publications on TM in adults available in the PUBMED, ERIC, PsycINFO, SciELO and LILACS databases, according to the PRISMA methodology. Based on the inclusion / exclusion criteria, 32 articles were selected and analyzed. The results showed that efficient temporal management can decrease procrastination, anxiety and stress and improve self-efficacy, organization and planning. The stimulation of this ability can help the subjects' performance at university, at work and in daily life. Study 2 presents the construction process and content validity evidences of a protocol for TM in university students. From the evaluation of the referees and the review of the program, an adequate version with pertinent and relevant strategies to the proposed theme is presented |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14525 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Psicologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019 - Bruna Guimarães Marques.pdf | 2019 - Bruna Guimarães Marques | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.