Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15002
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Proposta de abordagem temática com enfoque CTS no ensino de física: Produção de energia elétrica |
Otros títulos: | Proposal of thematic approach with CTS focus to physics teaching: Electric energy production |
Autor: | Campos, Lidiane Benites de |
Orientador(a): | Porto, Claudio Maia |
Primeiro membro da banca: | Porto, Claudio Maia |
Segundo membro da banca: | Goulart, Silvia Moreira |
Terceiro membro da banca: | Porto, Maria Beatriz Dias da Silva Maia |
Palabras clave: | CTS;ensino de física;Produção de energia elétrica;Physics teaching;Production of electricity |
Área(s) do CNPq: | Ensino de Ciências e Matemática |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 3-abr-2017 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citación: | CAMPOS, Lidiane Benites de. Proposta de abordagem temática com enfoque CTS no ensino de física: Produção de energia elétrica. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017. |
Resumen: | Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de abordagem temática com enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) para o ensino de física, abordando o tema “Produção de Energia Elétrica”. O ensino com enfoque CTS aborda os conhecimentos científicos no contexto tecnológico e social do educando e o relaciona com suas experiências cotidianas, levando-o a refletir sobre aspectos históricos, éticos, políticos e socioeconômicos, fornecendo assim habilidades e valores que o auxiliem na tomada de decisões responsáveis e atitudes. No nosso caso, a proposta foi aplicada em uma escola pública da cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para que fosse avaliada e reelaborada de acordo com as necessidades verificadas. O tema foi escolhido para ser trabalhado neste local, pois a cidade abriga a única usina nuclear do Brasil, sendo um assunto de extrema importância para a população e que possibilita o enfoque CTS com ênfase na realidade dos alunos. Porém, a abordagem não ficou restrita à usina nuclear, mas envolveu todos os meios de produção de energia elétrica, tais como hidrelétricas, termoelétricas e suas variações de combustíveis, usina de ondas, usinas solares e usinas eólicas, de modo que o tema geral Produção de Energia Elétrica foi dividido em três subtemas: Usinas Hidrelétricas, Outros Modos de Produção de Energia e Usinas Nucleares. O objetivo desta abordagem, além de ensinar conceitos físicos que envolvem os processos de produção de energia elétrica, é, também, conscientizar os alunos dos riscos, consequências e benefícios de cada modo de produção, levá-los a refletir e avaliar quais os modos mais vantajosos, para que estejam aptos a opinar e participar ativamente de processos decisórios envolvendo tais questões. O produto final deste trabalho é uma sequência didática com métodos e recursos didáticos variados, para servir como guia para outros professores que desejem adotar a proposta. O texto apresenta um breve histórico do ensino de ciências no Brasil, suas peculiaridades e necessidades que justificam a proposta e apresenta também o movimento CTS e suas principais características, que norteiam este trabalho. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, o que permitiu a readequação da proposta ao longo de sua aplicação. Os resultados foram muito promissores e mostraram que o ensino de física com enfoque CTS, praticado através de uma abordagem temática voltada para a realidade dos alunos, pode ser um meio de promover uma educação científica de qualidade e formar cidadãos aptos a compreender o mundo e a sociedade em que vivem. |
Abstract: | This work aimed to develop a thematic approach within a CTS (Science-Technology-Society) focus to physics teaching, dealing with the issue of "Electric Energy Production". The CTS focused teaching approaches scientific knowledge in the technological and social context of the learner and relates it to their everyday experiences, leading them to reflect on historical, ethical, political and socioeconomic aspects, and thus providing skills and values that help them to take responsible decisions and attitudes. In our case, the proposal was applied in a public school in the city of Angra dos Reis, in the State of Rio de Janeiro, to be evaluated and reworked according to the needs verified. The theme was chosen to be worked in this place, because the city houses the only nuclear power plant in Brazil, being a subject of extreme importance for the population and that allows the CTS approach with emphasis on the reality of the students. However, the approach was not restricted to the nuclear power plant, but involved all means of producing electric energy, such as hydroelectric, thermoelectric, with its variations of fuels, wave power plant, solar power plants and wind power plants, so that the general theme Production Of Electric Energy was divided into three sub-themes: Hydroelectric Plants, Other Modes of Energy Production and Nuclear Plants. The objective of this approach, besides teaching physical concepts involved in the processes of electric energy production, is also to make students aware of the risks, consequences and benefits of each mode of production, to have them reflect and evaluate the most to be able to actively participate in decision-making processes involving such issues. The final product of this work is a didactic sequence with varied didactic methods and resources, to serve as a guide for other teachers who wish to adopt the proposal. The text presents a brief history of science education in Brazil, its peculiarities and needs that justify the proposal and also presents the CTS movement and its main characteristics, that guide this work. The methodology adopted was the Action-research, which allowed the readjustment of the proposal throughout its application. The results were very promising and showed that the teaching of physics with a CTS approach, practiced through a thematic approach focused on students' reality, can be a means to promote a quality scientific education and to train citizens able to understand the world and the Society in which they live. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15002 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017 - Lidiane Benites de Campos.pdf | Documento principal | 4.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.