Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15008
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | História e Filosofia da Ciência e Natureza da Ciência: uma proposta de inserção da temática no ensino médio utilizando as leis da Termodinâmica |
Otros títulos: | History and Philosophy of Science and Nature of Science: a proposal to insert the theme in high school using the laws of Thermodynamics. |
Autor: | Rezende, Nei Rogerio |
Orientador(a): | Porto, Claudio Maia |
Primeiro membro da banca: | Porto, Claudio Maia |
Segundo membro da banca: | Duarte, Sérgio Eduardo Silva |
Terceiro membro da banca: | Neves, Marcelo Azevedo |
Palabras clave: | História e Filosofia da Ciência;Natureza da Ciência;Livro Didático;Máquinas Térmicas;Termodinâmica;History and Philosophy of Science;Nature of Science;Textbook;Thermal Machines;Thermodynamics |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 1-jun-2021 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Citación: | REZENDE, Nei Rogerio. História e Filosofia da Ciência e Natureza da Ciência: uma proposta de inserção da temática no ensino médio utilizando as leis da Termodinâmica. 2021. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
Resumen: | Neste trabalho, buscamos construir uma proposta de utilização da História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino, para o nível médio, objetivando contribuir para a construção nos estudantes de uma concepção a respeito da natureza da Ciência e de suas relações com os demais elementos da dinâmica social, compreendendo-a como uma construção humana e fortemente influenciada pelos fatores socioculturais de cada época. Para tanto, buscamos traçar um panorama da percepção de professores de Física da educação básica sobre o tema, bem como analisar qual visão sobre a Ciência tem sido transmitida pelos livros didáticos desta disciplina, através da análise de conteúdos históricos presentes nos mesmos. Observamos que há uma percepção positiva dos professores em relação a essa abordagem histórica, mas que a maioria dos livros didáticos analisados não trazem o conteúdo histórico de forma plenamente satisfatória. Assim sendo, elaboramos um material de apoio ao professor, na forma de um livro paradidático, para utilização no ensino médio, abordando a história das máquinas térmicas e o desenvolvimento das leis da Termodinâmica, capaz de se configurar como instrumento útil para a inserção, em sala de aula, de discussões sobre como ocorre o desenvolvimento científico, não incluindo apenas episódios de sucesso, mas também os erros e as controvérsias. |
Abstract: | In this work, we seek to build a proposal for the use of History and Philosophy of Science (HFC) in teaching, for the middle level, aiming to contributing to the construction in students of a conception about the nature of Science and its relations with the other elements of the social dynamics, understanding it as a human construction and strongly influenced by the socio-cultural factors of each era. Therefore, we seek to draw a panorama of the perception of basic education physics teachers on the subject, as well as to analyze which view on Science has been transmitted by the textbooks of this discipline, through the analysis of historical contents present in them. We have observed that there is a positive perception of teachers in relation to this historical approach, but that most textbooks analyzed do not bring historical content in a fully satisfactory way. Therefore, we developed a support material for the teacher, in the form of a paradidactic book, for use in high school, addressing the history of thermal machines and the development of the laws of Thermodynamics, capable of being configured as a useful instrument for insertion, in classroom, discussions about how scientific development occurs, not only including episodes of success, but also errors and controversies. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15008 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021 - Nei Rogerio Rezende.pdf | 2021 - Nei Rogerio Rezende | 6.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.