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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15016
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | #CinEscola: o audiovisual fazendo história pública e desulbalternizando as memórias discentes |
Título(s) alternativo(s): | #CinEscola: the audiovisual making public history and desulternizing student memories |
Autor(es): | Omena, Ygor Gabriel Lioi Barreto de |
Orientador(a): | Costa, Carlos Eduardo Coutinho da |
Primeiro membro da banca: | Costa, Carlos Eduardo Coutinho da |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Yllan de Mattos |
Terceiro membro da banca: | Souza, Márcia Cristina da Silva |
Palavras-chave: | cinema;subalternidade;memória;educação;identidade;história pública;ensino de História;subalternity;memories;education;identity;public history;History teaching |
Área(s) do CNPq: | Educação História |
Idioma: | por |
Data do documento: | 4-Mar-2022 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citação: | OMENA, Ygor Gabriel Lioi Barreto de. #CinEscola: o audiovisual fazendo história pública e desulbalternizando as memórias discentes. 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. |
Resumo: | A presente pesquisa tem o intuito de dar continuidade ao projeto #CinEscola, baseado na Lei Federal 13.006, de 2014 e aperfeiçoar ,0 o que já foi feito em 2019, abrindo novas possibilidades de análise da história do tempo presente por meio do ensino de história. Além disso, pretende-se promover a valorização de múltiplas identidades, memórias, territorialidades, sociabilidades e construir o que chamamos de história pública, tornando-se um meio essencial para democratizar a produção cinematográfica para alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e, assim, conquistando cidadania, processo dialógico em que os jovens são protagonistas na construção de um produto cinematográfico. Ademais, e tão fundamental quanto os outros objetivos, é preciso apresentar o conceito de desulbalternização de memórias, um mecanismo em que os alunos podem ser protagonistas desde a elaboração do projeto, o pensar a ação e o executar, seja por trás das câmeras, ou atuando. |
Abstract: | The present study aims to continue and improve what has already been done in 2019, in #CinEscola project, opening new possibilities in the form of analysis of the history of the present time made by history teaching, in addition to promoting the recognition of multiple identities, memories, territorialities, sociabilities and build what we call public history, becoming a fundamental means to democratize film production for students of the municipal school system of Rio de Janeiro and bring citizenship to young people through the 7th art. In addition, and as important as the other objectives, it is necessary to present the concept of desubalternating memories, a mechanism in which the students can be protagonists since the elaboration of the project, the planning of the action, and the execution, whether behind the cameras or acting. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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