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Tipo do documento: Dissertação
Título: #CinEscola: o audiovisual fazendo história pública e desulbalternizando as memórias discentes
Título(s) alternativo(s): #CinEscola: the audiovisual making public history and desulternizing student memories
Autor(es): Omena, Ygor Gabriel Lioi Barreto de
Orientador(a): Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
Primeiro membro da banca: Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
Segundo membro da banca: Oliveira, Yllan de Mattos
Terceiro membro da banca: Souza, Márcia Cristina da Silva
Palavras-chave: cinema;subalternidade;memória;educação;identidade;história pública;ensino de História;subalternity;memories;education;identity;public history;History teaching
Área(s) do CNPq: Educação
História
Idioma: por
Data do documento: 4-Mar-2022
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citação: OMENA, Ygor Gabriel Lioi Barreto de. #CinEscola: o audiovisual fazendo história pública e desulbalternizando as memórias discentes. 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem o intuito de dar continuidade ao projeto #CinEscola, baseado na Lei Federal 13.006, de 2014 e aperfeiçoar ,0 o que já foi feito em 2019, abrindo novas possibilidades de análise da história do tempo presente por meio do ensino de história. Além disso, pretende-se promover a valorização de múltiplas identidades, memórias, territorialidades, sociabilidades e construir o que chamamos de história pública, tornando-se um meio essencial para democratizar a produção cinematográfica para alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e, assim, conquistando cidadania, processo dialógico em que os jovens são protagonistas na construção de um produto cinematográfico. Ademais, e tão fundamental quanto os outros objetivos, é preciso apresentar o conceito de desulbalternização de memórias, um mecanismo em que os alunos podem ser protagonistas desde a elaboração do projeto, o pensar a ação e o executar, seja por trás das câmeras, ou atuando.
Abstract: The present study aims to continue and improve what has already been done in 2019, in #CinEscola project, opening new possibilities in the form of analysis of the history of the present time made by history teaching, in addition to promoting the recognition of multiple identities, memories, territorialities, sociabilities and build what we call public history, becoming a fundamental means to democratize film production for students of the municipal school system of Rio de Janeiro and bring citizenship to young people through the 7th art. In addition, and as important as the other objectives, it is necessary to present the concept of desubalternating memories, a mechanism in which the students can be protagonists since the elaboration of the project, the planning of the action, and the execution, whether behind the cameras or acting.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

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