Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15022
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sobre o tempo: noções de temporalidade no ensino médio através de canções populares brasileiras |
Título(s) alternativo(s): | About time: notions of temporality in teaching medium through Brazilian popular songs |
Autor(es): | Falcão, Rodrigo Pereira |
Orientador(a): | Magalhães, Felipe Santos |
Primeiro membro da banca: | Magalhães, Felipe Santos |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Márcia Ramos de |
Palavras-chave: | Ensino de História;Ensino médio;Memória e identidade;Temporalidade;Canção popular;History teaching;High school;Memory and Identity;Temporality;Popular song |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Data do documento: | 29-Nov-2018 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citação: | FALCÃO, Rodrigo Pereira. Sobre o tempo: noções de temporalidade no ensino médio através de canções populares brasileiras. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem da história escolar e tem como finalidade investigar a possibilidade de se ensinar noções de temporalidade para alunos do Ensino Médio com o auxílio de canções populares brasileiras. A proposta nesta pesquisa consiste em discutir as possibilidades e usos da canção popular brasileira no ensino de História, analisando a produção teórica sobre o tema, elaborar uma sequência didática que permita trabalhar noções de temporalidades, com alunos do Ensino Médio, através de canções previamente selecionadas, a ser aplicada no CIEP 156 Dr. Albert Sabin, situado em Seropédica – RJ, e analisar os resultados dessa experiência. Buscando refletir sobre como ampliar as formas de se tratar a questão do tempo na sala de aula, construindo o conhecimento histórico escolar considerando o conhecimento prévio dos alunos e suas sensibilidades e, com isso, reafirmando o espaço da escola como um local importante de produção de saberes. |
Abstract: | This work presents a research on teaching and learning of the school subject History and aims to investigate the possibility of teaching notions of temporality to high school students using popular Brazilian songs. The research consists of discussing the possibilities and uses of the Brazilian popular song in the teaching of History, analyzing the academic production on the theme, elaborating a didactic sequence to work notions of temporalities to be used with students of High School, using previously selected songs, to be applied at CIEP 156 Dr. Albert Sabin, located in Seropédica - RJ, and analyze the results of this experiment. This work aims to study forms of broaden the ways of dealing with the question of Time in the History classroom, building a historical knowledge considering the students' former knowledge and their sensibilities, and confirming school as an important place of knowledge production. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018 - Rodrigo Pereira Falcão.pdf | 2018 - Rodrigo Pereira Falcão | 965.66 kB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.