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Tipo do documento: Dissertação
Título: A operação analógica no ensino de história: usos e parâmetros para a educação básica
Autor(es): Teixeira, Gabriel Henriques Augusto
Orientador(a): Oliveira, Maria da Glória de
Primeiro membro da banca: Gontijo, Rebeca
Segundo membro da banca: Penna, Fernando de Araújo
Terceiro membro da banca: Rocha, Helenice Aparecida Bastos
Palavras-chave: Analogia;Ensino de História;Temporalidade
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 26-Set-2016
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citação: TEIXEIRA, Gabriel Henriques Augusto. A operação analógica no ensino de história: usos e parâmetros para a educação básica. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar criticamente os usos da analogia no ensino de história. Para tanto, nossa reflexão partiu dos sentidos atribuídos por professores da educação básica acerca da presença desse recurso em suas aulas. Nossa abordagem teve como mote o seguinte questionamento: quais os limites e potencialidades epistemológicas dos usos da racionalidade analógica na constituição e transmissão do saber histórico escolar? A partir de uma reflexão que caminhou entre a teoria do pensamento histórico segundo Paul Ricoeur e a teoria da argumentação de Perelman-Tyteca, propusemos que a analogia seja compreendida como técnica argumentativa e ferramenta cognitiva para a reelaboração da narrativa histórica dentro da sala de aula. A partir da premissa de que os principais destinatários deste trabalho são os professores da educação básica, buscamos em uma rota propositiva, propor parâmetros crítico-reflexivos que estariam presentes na categoria ―operação analógica no ensino de história‖. Tal expressão comportaria o papel heurístico da analogia e o uso controlado do anacronismo.
Abstract: This research aimed to analyse critically the uses of analogy in teaching history. To this end, our reflection broke the senses assigned by teachers of basic education about the presence of this feature in their classes. Our approach had as motto the following question: what are the limits and potential uses of epistemological analog rationality in the Constitution and transmission of transcripts? From a reflection between the theory of historical thinking according to Paul Ricoeur and the theory of argumentation of Perelman-Tyteca, we proposed that the analogy is understood as argumentative technique and cognitive tool for reworking of historical narrative inside the classroom. From the premise that the main recipients of this work are the teachers of basic education, we seek in a route proactive, propose critical-reflective parameters that would be present in the category "analog operation in teaching history". Such expression would play the role of heuristic analogy and the controlled use of anachronism.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

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