Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15028
Tipo do documento: Dissertação
Título: Caixa de História local e a construção da identidade dos alunos da educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Cash Local history and the construction of identity of students of the youth and adult education
Autor(es): Baptista, Adolfo Eugenio Ferreira
Orientador(a): Oliveira, Maria da Glória de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Maria da Glória de
Segundo membro da banca: Resnik, Luiz
Terceiro membro da banca: Azevedo, Patrícia Bastos de
Palavras-chave: Caixa de História local;EJA;ensino de História;identidade;Local History box;adult education;teaching history;identity
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 4-Out-2016
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citação: BAPTISTA, Adolfo Eugenio Ferreira. Caixa de História local e a construção da identidade dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o impacto que o estudo da História local tem sobre a construção identitária dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e apresentar duas fichas de atividade e o Diário de Percurso do Professor, materiais que integrarão a Caixa de História da cidade de Nova Iguaçu. O foco de sua investigação está voltado para identificar as causas da crise do ensino de História no universo pesquisado e em qual medida o uso de materiais pedagógicos que rompam com o modelo tradicional de aprendizagem histórica, baseado na memorização, pode contribuir para sua superação. Tem também como objetivo apresentar a aula como uma operação historiográfica na qual é possível romper com um modelo de ensino baseado na memorização e reprodução através da realização de oficinas históricas, nas quais os alunos, a partir do uso de metodologias típicas da pesquisa histórica e da orientação do professor, poderão conhecer e valorizar a História do local no qual vivem e, a partir desse movimento ressignificarem suas identidades.
Abstract: This dissertation aims to analyze the impact that the study of local history has on the identity construction of the students of the Youth and Adult Education (YAE), present two forms of activity and Course Diary of the Professor, materials that compose the History Box of the city of Nova Iguaçu. The focus of it research is aimed to identify the causes of the crisis of history teaching in the universe researched and to what extent the use of teaching materials that break with the traditional model of historical learning, based on memorization, can help to overcome them. It also aims to present the class as a historiographical operation which can be used to break away a teaching model based on memorization and reproduction by performing historical workshops where students can use of typical methods of historical research and teacher guidance may know and appreciate the local history where they live and from that movement, ressignificate their identities.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15028
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016 - Adolfo Eugenio Ferreira Baptista.pdfDocumento principal2.43 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.