Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15028
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Caixa de História local e a construção da identidade dos alunos da educação de jovens e adultos |
Other Titles: | Cash Local history and the construction of identity of students of the youth and adult education |
Authors: | Baptista, Adolfo Eugenio Ferreira |
Orientador(a): | Oliveira, Maria da Glória de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Maria da Glória de |
Segundo membro da banca: | Resnik, Luiz |
Terceiro membro da banca: | Azevedo, Patrícia Bastos de |
Keywords: | Caixa de História local;EJA;ensino de História;identidade;Local History box;adult education;teaching history;identity |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 4-Oct-2016 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citation: | BAPTISTA, Adolfo Eugenio Ferreira. Caixa de História local e a construção da identidade dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016. |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo analisar o impacto que o estudo da História local tem sobre a construção identitária dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e apresentar duas fichas de atividade e o Diário de Percurso do Professor, materiais que integrarão a Caixa de História da cidade de Nova Iguaçu. O foco de sua investigação está voltado para identificar as causas da crise do ensino de História no universo pesquisado e em qual medida o uso de materiais pedagógicos que rompam com o modelo tradicional de aprendizagem histórica, baseado na memorização, pode contribuir para sua superação. Tem também como objetivo apresentar a aula como uma operação historiográfica na qual é possível romper com um modelo de ensino baseado na memorização e reprodução através da realização de oficinas históricas, nas quais os alunos, a partir do uso de metodologias típicas da pesquisa histórica e da orientação do professor, poderão conhecer e valorizar a História do local no qual vivem e, a partir desse movimento ressignificarem suas identidades. |
Abstract: | This dissertation aims to analyze the impact that the study of local history has on the identity construction of the students of the Youth and Adult Education (YAE), present two forms of activity and Course Diary of the Professor, materials that compose the History Box of the city of Nova Iguaçu. The focus of it research is aimed to identify the causes of the crisis of history teaching in the universe researched and to what extent the use of teaching materials that break with the traditional model of historical learning, based on memorization, can help to overcome them. It also aims to present the class as a historiographical operation which can be used to break away a teaching model based on memorization and reproduction by performing historical workshops where students can use of typical methods of historical research and teacher guidance may know and appreciate the local history where they live and from that movement, ressignificate their identities. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15028 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016 - Adolfo Eugenio Ferreira Baptista.pdf | Documento principal | 2.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.