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Tipo do documento: Dissertação
Título: Implantação de um programa de gerenciamento de resíduos recicláveis para o CEFET – Campus Petrópolis, com base na aplicação da gestão de projetos, RJ
Otros títulos: Implementation of a Recyclable Waste Management program for CEFET - Campus Petrópolis, based on the application of Project Management, RJ.
Autor: Scotelano, Laíce de Souza
Orientador(a): Conceição, Roberta Dalvo Pereira da
Primeiro membro da banca: Conceição, Roberta Dalvo Pereira da
Segundo membro da banca: Oliveira, Saulo Barbará de
Terceiro membro da banca: Cova, Márcia Cristina Rodrigues
Quarto membro da banca: Oliveira, Murilo de Alencar Souza
Palabras clave: gestão de projetos.;gerenciamento de resíduos sólidos recicláveis;instituições públicas de ensino;project management;recyclable solid waste management;public institutions of education
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Fecha de publicación: 14-jul-2017
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citación: Scotelano, Laíce de Souza. Implantação de um programa de gerenciamento de resíduos recicláveis para o CEFET – Campus Petrópolis, com base na aplicação da gestão de projetos, RJ. 2017. [127 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédca - RJ] .
Resumen: O desenvolvimento de projetos voltados para a área ambiental pode reduzir os impactos gerados. Todavia, é necessário que práticas padronizadas sejam criadas para que esses projetos sejam excelentes em seus resultados. Desta forma, este trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo que auxilie a gestão universitária na implantação de um programa de gerenciamento de resíduos recicláveis para CEFET/RJ Campus Petrópolis baseado nos conceitos de gestão de projetos (PMI) para o cumprimento do Decreto 5.940/2006 instituído pelo Governo Federal por parte do CEFET-RJ Campus Petrópolis. Para tanto se realizou uma pesquisa descritiva de cunho intervencionista por meio da utilização de uma pesquisa-ação, contando com 4 (quatro) fases. Como principais resultados têm que as intuições, cada uma na sua etapa de cumprimento do decreto, contam com desafios semelhantes como: a logística do direcionamento destes resíduos, a busca da melhor forma de comunicação destas ações e a principal, a variável cultural; que a gestão de projetos apresenta lacunas quando de sua aplicação em um ambiente educacional e na área de meio ambiente e que, apesar disso, um modelo de gerenciamento de resíduos foi implantado com êxito de forma que o Decreto 5.940/2006 fosse cumprido pela instituição pesquisada. Por fim, percebe-se que esse modelo pode ser aplicável em outras instituições de ensino que estejam dispostas a trabalharem no sentido da sustentabilidade ambiental.
Abstract: The development of projects focused on the environmental area can reduce the impacts generated. However, it is necessary that standardized practices be created so that these projects are excellent in their results. In this way, this work aims to develop a model that helps university management in the implementation of a recyclable waste management program for CEFET / RJ Campus Petrópolis based on the concepts of project management (PMI) to comply with Decree 5.940 / 2006 instituted by the Federal Government by CEFET-RJ Campus Petrópolis. For this, a descriptive interventionary research was carried out through the use of an action research, counting on 4 (four) phases. The main results are that the intuitions, each in its stage of compliance with the decree, have similar challenges as: the logistics of directing this waste, the search for the best way to communicate these actions and the main, the cultural variable; that project management presents gaps when applied in an educational environment and in the environmental area and that despite this, a model of waste management was successfully implemented so that Decree 5.940 / 2006 was fulfilled by the institution researched . Finally, it can be seen that this model may be applicable in other educational institutions that are willing to work towards environmental sustainability.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15079
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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