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Tipo do documento: Dissertação
Título: O comportamento dos administradores do Estado do Rio de Janeiro frente às reuniões de trabalho
Otros títulos: The behavior of the administrators of the State of Rio de Janeiro front the meetings
Autor: Fuerth, Leonardo Ribeiro
Orientador(a): Alyrio, Rovigati Danilo
Palabras clave: trabalho em equipe;comunicação empresarial;tomada de decisão;team work;enterprise communication;decision making
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Fecha de publicación: 21-mar-2006
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citación: FUERTH, Leonardo Ribeiro. O comportamento dos administradores do Estado do Rio de Janeiro frente às reuniões de trabalho. 2006. f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
Resumen: O presente estudo foi realizado objetivando-se estudar o fenômeno organizacional das reuniões de trabalho. Buscou-se analisar como os administradores domiciliados no Estado do Rio de Janeiro têm conseguido obter resultados satisfatórios em suas reuniões, partindo-se da hipótese de que quando esses profissionais se valem da internet, sobretudo dos correios eletrônicos, como ferramenta de tecnologias de informação, em seus processos decisórios, conseguem otimizar as reuniões realizadas. A fundamentação teórica isolou algumas variáveis que atuam para um melhor ou pior desempenho dos profissionais presentes a essas reuniões: comunicação, trabalho em equipe, processo decisório e tecnologias da informação que auxiliem essas interações. Por meio da pesquisa cuja amostra foi de 68 administradores dos ramos de serviço, indústria e comércio se pôde constatar que 100% desses profissionais consideram importante o ato de reunir suas equipes de trabalho, que normalmente variam de 4 a 8 pessoas reunidas e que duram em média de 1 a 3 horas. Uma série de outras características dessas reuniões e do comportamento de seus participantes foi revelada ao longo da pesquisa apresentada, sendo que a hipótese foi confirmada quando 93% os pesquisados responderam que usam meios eletrônicos para suas comunicações internas e que para 86% dos administradores as interações virtuais melhoraram os seus processos decisórios e administração do tempo, destacando-se os correios eletrônicos (emails) e a intranet entre as ferramentas mais difundidas no contexto organizacional, além da vídeo-conferência no caso de contatos entre sede e filiais das empresas onde atuam os administradores.
Abstract: This paper aims at studying the organizational phenomenon on work meetings. It has been analyzed how the business administrators - who live or work in the state of Rio de Janeiro, have been able to achieve satisfactory results in their meetings by using networks, especially e-mails and the internet as a tool of information technologies to decide processes, as well as have increased efficiency, which is a priority worldwide, and have, consequently, optimized the meetings. Although business meetings have a range of measurable parameters distinguishing them from one another, theoretically, some variables, such as communication, team work, decision making and information technologies may contribute to a better or worse performance of the professionals attending them. Based on the research which has been carried out with 68 business administrators who work in different areas, such as service industry, commerce and industry, it has been proved that 100% of these professionals consider it important to bring together people in order to work in teams, that normally vary from 4 to 8 people. According to what has been said by the professionals interviewed, those meetings should last, on average, one to three hours. A series of other characteristics of these meetings, as well as characteristics of the behavior of those attending the meetings has been unveiled throughout. Finally, the internet is a proven catalyst for saving time and money, which can be confirmed by the results: 93% of the people interviewed have answered that they do use electronic ways for internal communication; and 86% of the business administrators have reported that virtual interactions have been shown to be helpful and have shared the common objective of accelerating and enhancing human communications. By comparing the various tools available, we may conclude that e-mails, the intranet and video conferences are largely spread, what makes them a fundamental communication tool to accomplish a range of organizational goals.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15141
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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