Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15169
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trajetórias na formação superior em Administração e o planejamento pedagógico: uma proposta docente participativa?
Otros títulos: Trajectories in higher education Management and its pedagogic planning: a proposition for university teaching staff participation?
Autor: Pereira, Rodrigo Carlos Marques
Orientador(a): Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Palabras clave: administração;planejamento;participação;management;planning;participation
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Fecha de publicación: 20-ago-2007
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citación: PEREIRA, Rodrigo Carlos Marques. Trajetórias na formação superior em Administração e o planejamento pedagógico: uma proposta docente participativa? 2007. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
Resumen: Este trabalho tem a intenção de descrever as trajetórias na formação superior em administração e o planejamento pedagógico sob uma perspectiva docente, com a possibilidade da participação como proposta. A pesquisa teve caráter predominantemente qualitativo com traços quantitativos, e foi utilizado como estudo de caso o curso de graduação em administração de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Na coleta de dados, foi realizada uma entrevista não-estruturada com os gestores do curso sobre a visão do curso e a percepção dos docentes em relação ao planejamento e possibilidade de participação. Num segundo momento os docentes do curso responderam um questionário sobre aspectos relacionados ao projeto político-pedagógico e a sua percepção sobre o conceito de participação. A observação não-participante foi feita num fórum sobre os rumos do curso e a pesquisa documental com base nos relatórios do curso, com ênfase na estrutura curricular. Os principais resultados apontam que os docentes querem participar, mas não sabem ou não estão devidamente sensibilizados e o papel do gestor do curso está na preparação e estimulação da participação de uma forma eficiente. Sugere-se por fim que a proposta participativa pode ser considerada uma saída para a diminuição deste hiato.
Abstract: This work describes the management higher education trajectories and its pedagogic planning under the university teachers participation perspective. Its research methodology is mainly qualitative, but it included quantitative data as well. It has focused on a case study of the Management Course of a Federal University of Rio de Janeiro. The data have been collected by means of both an unstructured interviews applied to the course s co-ordinators, and a questionnaire answered by university teachers involved in the course. The course s coordinators perceptions about the course planning and their possible participation were the main questions proposed during their interviews; and the university teachers perceptions of both the administration course s political-pedagogic project, and the concept of teaching staff s participation as proposed by this study, were the main questions proposed in the questionnaire. Non-observational participation and documental research were two other data collection techniques used. The former was used in a forum about the courses of action to be followed by the Management Course, and the latter, used the course s reports, emphasizing its curricular structure. The main findings have pointed out that the university teachers want to participate in the course s planning and management, but they either do not know how, or are not yet well sensibilized by such a challenge. As to the managers role, it was found that it lies mainly on the university teachers participation preparation and stimulation. This study suggests that the participative proposition is an opportunity to diminish such a hiatus.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15169
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2007 - Rodrigo Carlos Marques Pereira.pdf479.59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.