Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15225
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação vivencial: uso da ferramenta jogo simulado empresarial baseado no sistema Lean Manufacturing no apoio ao desenvolvimento de competências gerenciais no discente do curso de administração
Autor(es): Ormond, Eduardo de Oliveira
Orientador(a): Olivares, Gustavo Lopes
Primeiro membro da banca: Olivares, Gustavo Lopes
Segundo membro da banca: Ferreira, Marcelo Sales
Terceiro membro da banca: Souza, Marco
Quarto membro da banca: Trigo, Jose Aires
Palavras-chave: Globalização;Organizações;Cenários;Competências;Jogo Empresarial;Globalization;Organizations;Scenarios;Skills;Business game
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 20-Dez-2016
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: ORMOND, Eduardo de Oliveira. Educação vivencial: uso da ferramenta jogo simulado empresarial baseado no sistema Lean Manufacturing no apoio ao desenvolvimento de competências gerenciais no discente do curso de administração. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ, 2016.
Resumo: A dinâmica do mundo corporativo tem mudado constantemente pressionada pelos efeitos da Globalização. Os cursos de administração que visam preparar os tomadores de decisão para as organizações, desta forma, devem estar preparados para analisar e criar cenários para proporcionar não só a formação, mas o alcance dos objetivos corporativos. Esse trabalho tem como objetivo, apresentar um ambiente de aprendizagem que propicie maior capacitação do discente do curso de administração e fomentar o desenvolvimento de habilidades e competências gerenciais, através de uma experiência teórico-prática (vivencial), a partir da metodologia de um jogo simulado empresarial baseando no Lean Manufacturing. O jogo foi aplicado em uma instituição de ensino superior em administração, e após a análise dos resultados do questionário de avaliação aplicado após a prática do jogo, foi verificado que este, modificou a forma de agir e pensar dos discentes envolvidos, configurando-se em um instrumento de auxílio no processo de aprendizagem.
Abstract: The dynamics of the corporate world have constantly changed under the effects of globalization. Management courses that aim to prepare decision makers for organizations, in this way, should be prepared to analyze and create scenarios to provide not only training but the achievement of corporate goals. The objective of this work is to present a learning environment that allows students to improve their management skills and foster the development of management skills and competences through a theoretical-practical (experiential) experience, based on the methodology of a simulated game Based on Lean Manufacturing. The game was applied in an institution of higher education in administration, and after analyzing the results of the evaluation questionnaire applied after the practice of the game, it was verified that this one, modified the way of acting and thinking of the involved students, being configured in an aid tool in the learning process.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15225
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016 - Eduardo de Oliveira Ormond.pdfDocumento principal1.15 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.