Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15225
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Educação vivencial: uso da ferramenta jogo simulado empresarial baseado no sistema Lean Manufacturing no apoio ao desenvolvimento de competências gerenciais no discente do curso de administração |
Authors: | Ormond, Eduardo de Oliveira |
Orientador(a): | Olivares, Gustavo Lopes |
Primeiro membro da banca: | Olivares, Gustavo Lopes |
Segundo membro da banca: | Ferreira, Marcelo Sales |
Terceiro membro da banca: | Souza, Marco |
Quarto membro da banca: | Trigo, Jose Aires |
Keywords: | Globalização;Organizações;Cenários;Competências;Jogo Empresarial;Globalization;Organizations;Scenarios;Skills;Business game |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Issue Date: | 20-Dec-2016 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citation: | ORMOND, Eduardo de Oliveira. Educação vivencial: uso da ferramenta jogo simulado empresarial baseado no sistema Lean Manufacturing no apoio ao desenvolvimento de competências gerenciais no discente do curso de administração. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ, 2016. |
Abstract: | A dinâmica do mundo corporativo tem mudado constantemente pressionada pelos efeitos da Globalização. Os cursos de administração que visam preparar os tomadores de decisão para as organizações, desta forma, devem estar preparados para analisar e criar cenários para proporcionar não só a formação, mas o alcance dos objetivos corporativos. Esse trabalho tem como objetivo, apresentar um ambiente de aprendizagem que propicie maior capacitação do discente do curso de administração e fomentar o desenvolvimento de habilidades e competências gerenciais, através de uma experiência teórico-prática (vivencial), a partir da metodologia de um jogo simulado empresarial baseando no Lean Manufacturing. O jogo foi aplicado em uma instituição de ensino superior em administração, e após a análise dos resultados do questionário de avaliação aplicado após a prática do jogo, foi verificado que este, modificou a forma de agir e pensar dos discentes envolvidos, configurando-se em um instrumento de auxílio no processo de aprendizagem. |
Abstract: | The dynamics of the corporate world have constantly changed under the effects of globalization. Management courses that aim to prepare decision makers for organizations, in this way, should be prepared to analyze and create scenarios to provide not only training but the achievement of corporate goals. The objective of this work is to present a learning environment that allows students to improve their management skills and foster the development of management skills and competences through a theoretical-practical (experiential) experience, based on the methodology of a simulated game Based on Lean Manufacturing. The game was applied in an institution of higher education in administration, and after analyzing the results of the evaluation questionnaire applied after the practice of the game, it was verified that this one, modified the way of acting and thinking of the involved students, being configured in an aid tool in the learning process. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15225 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016 - Eduardo de Oliveira Ormond.pdf | Documento principal | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.