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Tipo do documento: Dissertação
Título: Vendor Managed Inventory como solução gerencial para a gestão integrada de compras no IFAM
Otros títulos: Vendor Managed Inventory as a management solution for the integrated management of procurement at IFAM
Autor: Santos, Jairo Moura dos
Orientador(a): Chain, Caio Peixoto
Primeiro membro da banca: Chain, Caio Peixoto
Segundo membro da banca: Oliveira, Daniel Ribeiro de
Terceiro membro da banca: Sobral, Eryka Fernanda Miranda
Palabras clave: Compras públicas;Vendor Managed Inventory.;Gestão da Cadeia de Suprimentos;Public Procurement;Supply Chain Management
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Fecha de publicación: 16-may-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citación: SANTOS, Jairo Moura dos. Vendor Managed Inventory como solução gerencial para a gestão integrada de compras no IFAM. 2023, 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Resumen: As organizações públicas são cobradas constantemente para atender de maneira eficiente seus clientes e, para isso, se valem de esforços logísticos, envolvendo inevitavelmente a aquisição de bens e serviços do mercado para suprir as necessidades da população. As compras públicas responderam por 14,9% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países da União Europeia (EU) no ano de 2020 e constituem um bom exemplo de ferramenta utilizada pelo Estado para alcançar objetivos e metas de governo, daí é importante que os sistemas de compra sejam constantemente monitorados e, se possível, (re)organizados para melhor atender as necessidades dos compradores, e se adaptar às mudanças e inovações do mercado. Para gerenciar essa cadeia de suprimentos, os gestores públicos podem adotar modelos convencionais centralizados, descentralizados ou híbridos ou adaptar estruturas do meio privado, e a escolha entre uma dessas abordagens envolve trade-offs entre obter economias de escala, escopo e informação, enquanto se perde autonomia e adaptabilidade a demanda local ou se valer de um pouco de cada para implantar uma solução híbrida. Nesse contexto, uma abordagem para gestão de cadeias suprimentos muito utilizada na indústria é o Vendor Managed Inventory – VMI, que oferece aos membros de uma cadeia benefícios por meio da integração entre fornecedor e comprador, permitindo que o primeiro monitore os estoques do segundo e emita pedidos de compra conforme se mostrarem necessários. A presente pesquisa visa analisar a possibilidade de utilização do VMI na gestão de compras de materiais de uma instituição pública federal de ensino, utilizando para isso a pesquisa bibliográfica, documental, e análise estatística de dados secundários. Foram analisados 256 processos de compras realizados por pregão eletrônico, compreendendo 10.360 itens homologados em 12 campi participantes mais a reitoria de um instituto federal no período de 2016 a 2020. Os resultados mostraram que a instituição adota uma estrutura descentralizada que apresenta como pontos fracos a existência de processos de objeto semelhante repetidos entre os participantes da cadeia. A cadeia também apresenta um alto tempo de espera para conclusão do processo de compra por pregão, não se mostrando adequada à atual necessidade de seus membros. Foram identificadas cinco categorias de materiais frequentes, adquiridas por mais de 50% das unidades participantes da amostra no período analisado, dos quais dois grupos principais se mostraram aptos para utilização com o VMI: utensílios de escritório e materiais de expediente e subsistência (gêneros alimentícios). Implicações teóricas e práticas sugerem a implementação híbrida do VMI com a implantação de um Centro de Distribuição para aquisição dos itens considerados frequentes e comuns e utilização do sistema integrado de gestão existente no órgão visando padronização, aumento da integração por meio da sincronização da demanda entre os membros, redução de níveis de estoque e ganho de eficiência por meio da redução de processos repetidos.
Abstract: Public organizations are constantly demanded to efficiently serve their customers, and, for this, they use logistical efforts, inevitably involving the acquisition of goods and services on the market to meet the needs of the population. Public procurement accounted for 14.9% of the Gross Domestic Product (GDP) of the European Union (EU) countries in 2020 and constitute a good example of a tool used by the State to achieve government objectives and goals, so it is important that procurement systems are constantly monitored and, if possible, (re)organized to better meet the needs of buyers and adapt to market changes and innovations. To manage this supply chain, public managers can adopt conventional centralized, decentralized or hybrid models or adapt structures from the private model, and the choice between one of these approaches involves trade-offs between obtaining economies of scale, scope, and information, while losing autonomy and adaptability to local demand or use a little of each to implement a hybrid solution. In this context, an approach to supply chain and management that is widely used in the industry is the Vendor Managed Inventory - VMI, which offers benefits to members of a chain through integration between supplier and buyer, allowing the first to monitor the second's inventories and issue purchase orders as needed. This research aims to analyze the possibility of using the VMI in the management of purchases of materials from a federal public educational institution, using bibliographical and documental research and statistical analysis of secondary data. We analyzed 256 procurement processes carried out by electronic auction, comprising 10,360 items approved in 12 participating campi plus the rectory of a federal institute in the period from 2016 to 2020. The results showed that the institution adopts a decentralized structure that presents as weaknesses the existence of repeated similar object processes among the participants of the chain. The chain also has a long lead time for the completion of the purchase process per trading session, not proving to be adequate for the current needs of its members. Five categories of frequent materials were identified, acquired by more than 50% of the units participating in the sample in the analyzed period, of which two main groups proved to be suitable for use with the VMI: office utensils, office, and subsistence materials (foodstuffs). Theoretical and practical implications suggest the hybrid implementation of the VMI with the implementation of a Distribution Center for the acquisition of items considered frequent and common and use of the integrated management system existing in the agency aiming at standardization, increasing integration through the synchronization of demand between the members, reduction of stock levels and gains in efficiency through the reduction of repeated processes.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15274
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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