Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15329
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Gestão da política pública brasileira de recursos hídricos: uma proposta relacional de Gestão Integrada do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul |
Otros títulos: | Brazilian Public Policy of Water Resources Management: A Relational Proposal of Integrated Management of the Paraíba do Sul Basin Integration Committee |
Autor: | Silva, Julio Francisco Alvarenga da |
Orientador(a): | Teixeira, Maria Gracinda Carvalho |
Primeiro membro da banca: | Nogueira, Heloisa Guimarães Peixoto |
Segundo membro da banca: | Ramos, Marilene |
Palabras clave: | política pública de recursos hídricos;gestão integrada;dimensão relacional;CEIVAP;public policy for water resources, ,,;integrated management;relational dimension;CEIVAP (Paraíba do Sul River Basin Integration Committee). |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 28-abr-2014 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citación: | Silva, Julio Francisco Alvarenga da. Gestão da política pública brasileira de recursos hídricos: uma proposta relacional de Gestão Integrada do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. 2014. [116 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
Resumen: | O objetivo da pesquisa é analisar sob a abordagem relacional a experiência de integração na atuação do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul no contexto da gestão dos recursos hídricos brasileira, expondo o potencial de articulação desta política com outras políticas públicas, apresentando assim, novas abordagens para a efetivação da gestão integrada e participativa pelo Comitê. Privilegiou-se, como base empírica da pesquisa, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), organização que integra a Política Nacional de Recursos Hídricos do país e faz parte de um complexo sistema que envolve governo, empresas públicas e privadas, além de entidades representantes da sociedade civil de três importantes estados brasileiros. Essa abordagem é de caráter teórico-metodológico, e imprime à pesquisa a sua originalidade, principalmente na área da Administração, onde não foi localizado esse enfoque particular que compreende as redes de políticas como um conceito aberto, ou seja, apesar de focalizar as relações estabelecidas entre Estado e atores não estatais, mais comumente utilizado no campo das Ciências Sociais, nesse conceito, não há uma definição prévia da configuração de tal relação e do tipo de atores, pois se pressupõe a entrada e saída de atores diversos, o que vai dando novos contornos na configuração da rede e trazendo novas formas de participação, o que será obtido por meio de material extraído de entrevistas e de observação. Na literatura recente identificam-se fatores críticos existentes na gestão integrada de recursos hídricos, nas assimetrias de poder dos atores e no efetivo papel dos comitês de integração das bacias hidrográficas, para avançar as teorias e a política pública de recursos hídricos brasileiros, o que se confirmou na pesquisa de campo. Ao compreender a dinâmica da relação entre os atores e sua articulação no CEIVAP foi possível mapear os avanços e limitações no compartilhamento da gestão a que se propõe o CEIVAP como elemento constitutivo da gestão integrada. Para tal o estudo apoiou-se em pesquisa bibliográfica, dados documentais e fontes orais extraídas de pesquisa de campo. A literatura internacional tem um significado relevante na pesquisa uma vez que esta vem mostrar as interconexões entre a política de recursos hídricos brasileiros e as de países que lhe serviram de modelo, assim como experiências de outros países que podem contribuir para aperfeiçoar a gestão brasileira ou que possam sinalizar adequabilidades à situação brasileira. Observa-se que tanto no Brasil quanto em outros países o processo de descentralização nas tomadas de decisão nas políticas públicas favorece a articulação entre atores nos domínios públicos ou privados. Entretanto é na prática e no campo da ação que se evidencia como essa articulação ocorre, os pontos de melhoria na atuação do Comitê e como desejam seus componentes que a gestão integrada potencialize a atuação efetiva do CEIVAP |
Abstract: | The goal of the research is to analyze, from a relational perspective, the integration experience of Paraíba do Sul River Basin Integration Committee performance in the context of the Brazilian water resources management, exposing the potential of this joint policy with other policies, presenting thus, new approaches for the realization of integrated and participatory management by the committee. Privileged as empirical basis research, Paraíba do Sul River Basin Integration Committee (CEIVAP, in short, in Portuguese), an organization that integrates the National Water Resources Policy and it is part of a complex system involving government, public enterprises and private entities as well as civil society representatives from three important states. The relational perspective proposed is of theoretical and methodological character, and it conveys to the research its originality, particularly in the Administration field when associates policy networks as an open concept. In this concept - most commonly used in the field of Social Sciences - although focusing on the established relationships between state and non-state actors, there is no previous definition configuration of such relationship and the type of actors, because it assumes there is an input and output of various actors, which will give new trends in network configuration and bring new forms of participation, which will be achieved through data extracted from interviews and observation. In recent literature, one identifies existing critical factors in integrated water resources management, the power asymmetries of the actors and the actual role of the river basins integration committees, to advance theories and Brazilian public policy water resources, which were confirmed in field research. By understanding the dynamics of the relationship between the actors and their articulation in CEIVAP it was possible to map the progress and the limitations in shared management that proposes CEIVAP as a constitutive element of integrated management. For such, the present study relied on bibliographical research, documentary data and oral sources extracted from fieldwork. International literature has significant relevance in the research since it shows the interconnections between the Brazilian water resources policy and that of countries that served as a model, as well as other countries background that can contribute to improving the Brazilian management or could show suitability to the Brazilian situation. It has been observed that not only in Brazil but also in other countries the process of decentralization of public policy decision-making favors the connections between actors in the public and private domains. However it is in practice and in the field of action that it is possible to get evidences of how this connection occurs, the points of improvement in the Committee intervention and how their members want that integrated management potentializes the effective intervention of CEIVAP. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15329 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 - Julio Francisco Alvarenga da Silva.pdf | Julio Francisco Alvarenga da Silva | 4.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.