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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15381
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Proposta de intervenção pedagógica para estudo e uso dos pronomes relativos e das sentenças relativas/adjetivas no ensino fundamental |
Otros títulos: | Proposal of pedagogical intervention for study and use of relative pronouns and relative / adjective sentences in elementary education |
Autor: | Cunha, Viviane Mendes |
Orientador(a): | Santos, Angela Marina Bravin dos |
Primeiro membro da banca: | Silva, Bianca Graziela Souza Gomes da |
Segundo membro da banca: | Silva, Gerson Rodrigues da |
Terceiro membro da banca: | Rodrigues, Fernanda Costa Demier |
Quarto membro da banca: | Ribeiro, Roza Maria Palomanes |
Palabras clave: | Relative clauses;Language in use;Monitoring stylistic continuous;Proposal for pedagogical intervention;Orações relativas;Linguagem em uso;Contínuo de monitoração estilística2015 - Viviane Mendes da Cunha;Proposta de intervenção pedagógica |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 20-ago-2015 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citación: | CUNHA, Viviane Mendes. Proposta de intervenção pedagógica para estudo e uso dos pronomes relativos e das sentenças relativas/adjetivas no ensino fundamental. 2015. 184 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras), Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015. |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica para o estudo e uso dos pronomes relativos e das sentenças relativas — consideradas tradicionalmente orações subordinadas adjetivas. Tal proposta foi elaborada a partir de um diagnóstico realizado no ano de 2014, em uma escola pública de ensino fundamental do município de Itaguaí / RJ, com três segmentos: professor, aluno e livro didático. Em relação ao primeiro segmento, baseamo-nos nas respostas de um questionário, aplicado aos docentes da referida escola, para conhecer as crenças e atitudes deles quanto ao uso e estudo desse fenômeno linguístico; com os discentes, todos do nono ano, procedemos à análise de redações produzidas por eles em 2014, para verificar o real uso que fazem desses pronomes e dessas orações; no tocante ao livro didático de Língua Portuguesa, adotado pela unidade escolar, examinamos a fundamentação metodológica que subjaz à proposta didática oferecida por esse recurso no que se refere aos pronomes e sentenças mencionados. Os resultados obtidos a partir do diagnóstico mostraram que os professores reconhecem que, entre as sentenças prescritas pela norma padrão, os alunos usam com frequência, na fala e na escrita, as estruturas que não exigem preposição, como “O livro que comprei está rasgado” e “Conheço o rapaz que apareceu no jornal”, mas não conhecem, e, por isso, não utilizam construções como “Esse é o professor de que / do qual mais gosto”, no lugar da qual produzem períodos do tipo “Esse é o professor que mais gosto” e “Esse é o professor que mais gosto dele”, que destoam dessa norma idealizada. As redações usadas para o diagnóstico confirmam essa intuição dos professores, não ocorrendo, nesses textos, apenas o tipo de relativa do último exemplo. A análise do livro didático mostrou que esse recurso didático pouco explora o uso real de tais estruturas sintáticas, privilegiando a prescrição normativa. Quanto à intervenção pedagógica propriamente dita, apoiamo-nos no modelo dos contínuos de Bortoni-Ricardo (2004 e 2005), com ênfase no contínuo de monitoração estilística, situado na perspectiva da linguagem em uso (Mollica e Roncarati, 2014; Oliveira e Coelho, 2003; Melo, Cyranka e Silva, 2010; Martins e Moura, 2014; Bortoni-Ricardo, 2005), e na proposta didática de aprendizagem colaborativa de Moran, Masetto e Behrens (2013). |
Abstract: | This work aims to present a proposal for a pedagogical intervention for the study and use of relative pronouns and relative sentences - traditionally considered adjective subordinate clauses. This proposal was drafted from a diagnosis made in 2014 in an elementary public school in the municipality of Itaguaí / RJ, with three segments: teacher, student and textbook. Compared to the first segment, we relied on responses from a questionnaire applied to the school teachers, to get to know their beliefs and attitudes regarding the use and study of this linguistic phenomenon; with the students, all of them ninth graders, we proceeded to the analysis of essays produced by them in 2014 to verify the actual use made of these pronouns and clauses; regarding the textbook of Portuguese, adopted by the school unit, we examined the methodological basis underlying the didactic proposal offered by this feature with regard to pronouns and mentioned sentences. The results obtained from the diagnosis showed that teachers recognize that among the sentences prescribed by the standard norm, students use frequently in speech and writing, the structures that do not require preposition, such as "The book which I bought is torn" and "I know the guy who appeared in the newspaper," but they do not know, and therefore do not use constructs such as "That's the teacher whom I like best", in whose place they produce sentences like "This is the teacher I like best" and "This is the teacher that I like better him", which diverge from this idealized standard. The essays used for the diagnosis confirm this teachers’ intuition, not occurring, in these texts, just the kind of relative of the last example. The analysis of textbooks has shown that this teaching resource hardly explores the actual use of such syntactic structures, focusing on normative precept. As for pedagogical intervention itself, we relied on the model of Bortoni-Ricardo continuous (2004 e 2005), with emphasis on continuous monitoring stylistic, situated in the perspective of the language in use (Mollica and Roncarati, 2014; Oliveira and Coelho, 2003; Melo, Cyranka and Silva, 2010; Martins and Moura, 2014; Bortoni-Ricardo, 2005), and in the didactic proposal for collaborative learning of Moran, Masetto and Behrens (2013). |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15381 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
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