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Tipo do documento: Dissertação
Título: Indeterminação do sujeito no ensino fundamental: uma proposta de intervenção baseada na monitoração estilística do texto
Autor(es): Imenes, Thatiana dos Santos Nascimento
Orientador(a): Santos, Angela Marina Bravin dos
Primeiro membro da banca: Santos, Angela Marina Bravin dos
Segundo membro da banca: Coelho, Victória Wilson da Costa
Terceiro membro da banca: Freire, Gilson Costa
Palavras-chave: indefinite subject;stylistic monitoring;collaborative teaching;Sujeito indeterminado;monitoração estilística;ensino colaborativo
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 22-Jul-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: IMENES, Thatiana dos Santos Nascimento. Indeterminação do sujeito no ensino fundamental: uma proposta de intervenção baseada na monitoração estilística do texto. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para o estudo e uso das estratégias do sujeito indeterminado no ensino fundamental, aplicada em turmas do oitavo ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro, com o objetivo de levar o aluno a conhecer e usar as formas de indeterminação na modalidade escrita do Português Brasileiro, a depender do grau de monitoração do texto. As atividades didáticas partem de uma pesquisa diagnóstica com três segmentos envolvidos no processo ensino-aprendizagem: professor, aluno e livro didático. Em relação aos docentes, foi aplicado um questionário em que buscamos identificar as crenças e atitudes deles quanto ao fenômeno sob estudo. No tocante aos alunos, analisaram-se as respostas dadas por eles aos exercícios propostos pelo livro didático adotado pela referida escola. A fundamentação teórico-metodológica subjacente à formulação desses exercícios também serviu de objeto de análise para constituição do diagnóstico. A proposta de intervenção baseou-se no Modelo dos Contínuos, idealizado por Bortoni-Ricardo (2004, 2005), mais especificamente no contínuo de monitoração estilísitica. Como metodologia didática, tomamos como apoio a abordagem de aprendizagem colaborativa, desenvolvida por Behrens (2000).
Abstract: This paper presents a proposal of educational intervention for the study and use of the strategies of indefinite subject in elementary school, applied in classes of the eighth year of a municipal school in Rio de Janeiro, in order to make the student know and use the forms of indeterminacy in the written form of Brazilian Portuguese, depending on the level of the text monitoring. The learning activities are based on a diagnostic survey of three segments involved in the teaching-learning process: teacher, student and textbook. Regarding teachers, we applied a questionnaire in which we aimed at identifying their beliefs and attitudes in relation to the phenomenon under analysis. Regarding the students, we analyzed their answers to the exercises proposed by the textbook adopted by that school. The theoretical-methodological basis underlying the formulation of these exercises also served as the object of analysis to establish the diagnosis. The intervention proposal was based on the Continuum Model, designed by Bortoni-Ricardo (2004, 2005), specifically in continuous stylistic monitoring. As a teaching methodology, we took the collaborative learning approach (Behrens, 2013) as support.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15390
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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