Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15397
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino do texto argumentativo sob a ótica metacognitiva em turma de oitavo ano do ensino fundamental |
Otros títulos: | The teaching of argumentative text tthrough the prism of metacognition in 8th grade class of elementar school |
Autor: | Santos, Lygia Maria Andrade Figueira dos |
Orientador(a): | Ribeiro, Roza Maria Palomanes |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Roza Maria Palomanes |
Segundo membro da banca: | Martins, Adriana Leitão |
Terceiro membro da banca: | Roxo, Maria do Rosário |
Palabras clave: | Texto argumentativo;Metacognição;Ensino |
Área(s) do CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 10-jul-2015 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citación: | SANTOS, Lygia Maria Andrade Figueira dos. O ensino do texto argumentativo sob a ótica metacognitiva em turma de oitavo ano do ensino fundamental. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015. |
Resumen: | Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um trabalho voltado para o ensino do texto argumentativo em uma turma do Ensino Fundamental. Embasando-se em teorias metacognitivistas, em especial nos estudos do pesquisador John Flavell, elaborou-se uma sequência didática que se propôs a estimular nos estudantes a consciência acerca dos seus processos de aprendizagem na produção escrita argumentativa. Os textos produzidos pelos alunos durante as atividades constituem os dados a partir dos quais se avaliou a eficácia do trabalho desenvolvido. Por meio de três eixos de observação, as produções textuais realizadas durante a aplicação da sequência didática foram comparadas às que os estudantes realizaram em etapa anterior, de análise diagnóstica e, assim, pôde-se verificar se houve ou não desenvolvimento da amostra no que diz respeito a habilidades para a escrita argumentativa. Os resultados obtidos demonstram que as estratégias selecionadas para trabalho foram bem aproveitadas pelos estudantes, que, em maioria, conseguiram utilizá-las em suas produções textuais. |
Abstract: | This research has a purpose to present the development of a work for teaching the argumentative text in a class of elementary school. Based on metacognitive theories, especially in studies from researcher John Flavell, a didactic sequence was created to stimulate in students an awareness about their learning processes in the production of argumentative writing. The texts produced by the students during activities constitute the data to evaluate the effectiveness of work. Through three axes of observation, textual productions made for the ditactic sequence were compared to the students performance in the previous step, diagnostic analysis, and then it can be verified whether or not there was development in terms of the abilities for argumentative writing. The results demonstrate that the strategies selected for work were well used by students, which in majority, were able to use them in their textual productions. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15397 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 - Lygia Maria Andrade Figueira dos Santos.pdf | Documento principal | 16.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.