Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15397
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino do texto argumentativo sob a ótica metacognitiva em turma de oitavo ano do ensino fundamental
Otros títulos: The teaching of argumentative text tthrough the prism of metacognition in 8th grade class of elementar school
Autor: Santos, Lygia Maria Andrade Figueira dos
Orientador(a): Ribeiro, Roza Maria Palomanes
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Roza Maria Palomanes
Segundo membro da banca: Martins, Adriana Leitão
Terceiro membro da banca: Roxo, Maria do Rosário
Palabras clave: Texto argumentativo;Metacognição;Ensino
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Fecha de publicación: 10-jul-2015
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: SANTOS, Lygia Maria Andrade Figueira dos. O ensino do texto argumentativo sob a ótica metacognitiva em turma de oitavo ano do ensino fundamental. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um trabalho voltado para o ensino do texto argumentativo em uma turma do Ensino Fundamental. Embasando-se em teorias metacognitivistas, em especial nos estudos do pesquisador John Flavell, elaborou-se uma sequência didática que se propôs a estimular nos estudantes a consciência acerca dos seus processos de aprendizagem na produção escrita argumentativa. Os textos produzidos pelos alunos durante as atividades constituem os dados a partir dos quais se avaliou a eficácia do trabalho desenvolvido. Por meio de três eixos de observação, as produções textuais realizadas durante a aplicação da sequência didática foram comparadas às que os estudantes realizaram em etapa anterior, de análise diagnóstica e, assim, pôde-se verificar se houve ou não desenvolvimento da amostra no que diz respeito a habilidades para a escrita argumentativa. Os resultados obtidos demonstram que as estratégias selecionadas para trabalho foram bem aproveitadas pelos estudantes, que, em maioria, conseguiram utilizá-las em suas produções textuais.
Abstract: This research has a purpose to present the development of a work for teaching the argumentative text in a class of elementary school. Based on metacognitive theories, especially in studies from researcher John Flavell, a didactic sequence was created to stimulate in students an awareness about their learning processes in the production of argumentative writing. The texts produced by the students during activities constitute the data to evaluate the effectiveness of work. Through three axes of observation, textual productions made for the ditactic sequence were compared to the students performance in the previous step, diagnostic analysis, and then it can be verified whether or not there was development in terms of the abilities for argumentative writing. The results demonstrate that the strategies selected for work were well used by students, which in majority, were able to use them in their textual productions.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15397
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2015 - Lygia Maria Andrade Figueira dos Santos.pdfDocumento principal16.93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.