Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15402
Tipo do documento: Dissertação
Título: A leitura de contos do gênero fantástico da literatura brasileira nas turmas de 7° ano do ensino fundamental
Otros títulos: The reading of tales of the fantastic genre of brazilian literature in the 7th grade classes of elementary school
Autor: Sousa Junior, Adilson Vicente de
Orientador(a): Queiroz, Mario Cesar Newman de
Primeiro membro da banca: Queiroz, Mario Cesar Newman de
Segundo membro da banca: Nogueira, Vanessa Cianconi Vianna
Terceiro membro da banca: Roxo, Maria do Rosario da Silva
Palabras clave: Literatura brasileira;Literatura fantástica;Contos fantásticos brasileiros;Análise de contos fantásticos;Brazilian literature;Fantastic literature;Fantastic Brazilian tales;Analysis of fantastic tales
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 30-jun-2020
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: SOUSA JUNIOR, Adilson Vicente de. A leitura de contos do gênero fantástico da literatura brasileira nas turmas de 7° ano do ensino fundamental. 2020.157 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Resumen: Este trabalho tem por objetivo propor linhas investigativas de análise de textos literários do gênero conto, especificamente no gênero contos fantásticos de autores brasileiros, no âmbito da leitura e análises de textos, por meio de mediações didáticas, a alunos do 70 ano do Ensino Fundamental. A promoção de novas abordagens aqui adotadas teve como base teórica vários estudos de teóricos da literatura fantástica como Tzvetan Todorov, Irène Bessière, P. G. Castex, L. Vax, R. Caillouis entre outros, bem como as orientações oriundas do New Criticism por John Crowen Ransom e dos Formalistas Russos por proporem um olhar voltado exclusivamente para o interior das obras, desconsiderando aspectos extralinguísticos, quais sejam historicismos, biografismos, psicologismos e sociologismos da crítica impressionista vigentes nos livros didáticos. Com efeito, possibilitou-nos amostragens focadas nos elementos estruturais unidos a conteúdos temáticos específicos dos textos fantásticos
Abstract: This work aims to propose investigative lines of analysis of literary texts of the genre short story, specifically in the subgenre fantastic tales of Brazilian authors, within the scope of reading and analysis of texts, through didactic mediations, to students of the 70 year of Elementary School. The promotion of new approaches adopted here was based on several theoretical studies by fantastic literary theorists such as Tzvetan Todorov, Irène Bessière, PG Castex, L. Vax, R. Caillouis among others, as well as the guidelines from New Criticism by John Crowen Ransom and the Russian Formalists for proposing a look focused exclusively on the interior of the works, disregarding extralinguistic aspects, namely historicisms, biographies, psychologisms and sociologisms of the Impressionist criticism in force in textbooks. Indeed, it enabled us to sample focused on structural elements combined with specific thematic content of fantastic texts
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15402
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2020 - Adilson Vicente de Sousa Junior.pdf2020 - Adilson Vicente de Sousa Junior2.38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.