Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15408
Tipo do documento: Dissertação
Título: Interligando letramentos nas leituras construídas a partir do gênero poesia: uma práxis escolar contemporânea mediada pelo agente letrador
Título(s) alternativo(s): Linking literacy in readings builtup from the poetry genre: a contemporary school praxis mediated by the educator
Autor(es): Cardozo, Flávia Campos
Orientador(a): Pereira, Marli Hermenegilda
Primeiro membro da banca: Pereira, Marli Hermengilda
Segundo membro da banca: Alencar, Patrícia Vargas
Terceiro membro da banca: Palomanes, Roza
Quarto membro da banca: Ribeiro, Patrícia Ferreira Neves
Quinto membro da banca: Roberto, Mikaela
Palavras-chave: Ensino de Leitura;Letramentos;Agente Letrador;Reading;Literacies;Educator
Área(s) do CNPq: Letras
Linguística
Idioma: por
Data do documento: 8-Jul-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CARDOZO, Flávia Campos. Interligando letramentos nas leituras construídas a partir do gênero poesia: uma práxis escolar contemporânea mediada pelo agente letrador. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Resumo: É notória nas escolas públicas brasileiras a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas que envolvam o trabalho com a leitura como processo contínuo e interligado aos projetos construídos na Unidade Escolar. A leitura que estimula a consciência crítica e a participação ativa do educando na escola, para o desenvolvimento dos seus letramentos e multiletramentos, deve ser o eixo norteador de práxis construída a fim de ampliar a competência leitora. Desta maneira, esta pesquisa teve como objetivo principal elaborar, aplicar e analisar uma proposta de Projeto de Letramento envolvendo a prática de leitura a partir do gênero poesia de alunos do sexto ano da Escola Municipal Jornalista Carlos Castelo Branco, localizada no município do Rio de Janeiro. Portanto, esta pesquisa tomou por base a apresentação do Projeto de Letramento Ler e conviver – descobrir-se como poeta aprendiz: entrelaçando histórias, para analisar práxis de leituras desenvolvidas na turma em questão. Neste sentido, este estudo objetivou pesquisar o desenvolvimento deste projeto a partir de Eventos de Letramentos ocorridos na unidade escolar interligados ao Projeto Político Pedagógico da Escola: Sonhos. Os objetivos específicos foram: a) Refletir sobre o ensino de língua portuguesa e o trabalho com leitura; b) Discutir as diversas concepções de leitura, letramentos e multiletramentos e c) Apresentar práxis de ensino de leitura. A metodologia desta pesquisa esteve relacionada à pesquisa-ação segundo o pensamento de Thiollent (2009), Moreira eCaleffe (2006), inserida na área da Linguística Aplicada. O gênero poético serviu para criar contextos diversos que permitiram o trabalho articulado com outros gêneros. Houve um destaque maior para a leitura tutorial com processos de andaimagem desenvolvida em uma prática literária do livro O Menino no Espelho de Fernando Sabino e o último Evento de Letramento – Sarau Literário com a artista Margot Carvalho. Assim, a pesquisa apresenta resultados qualitativos e quantitativos observados ao final do ano letivode 2014 em que ocorreu o desenvolvimento do Projeto de Letramento. Esses resultados podem corroborar com diversos estudos no que tange à construção de práticas pedagógicas eficientes e singulares no trabalho que contemple leituras mais inferenciais que proporcionem a ampliação dos letramentos no contexto escolar.
Abstract: It is notorious in Brazilian public schools the necessity of developing pedagogical practices that involve the work with reading as a continuous and connected process to projects built at school. The reading process that encourages the pupil’s critical conscience and their active participation in school for the development of their literacies and multiliteracies should be the guiding star to praxes which were built aiming to enlarge the pupil’s reading skills. Thus, this research has aimed mainly to prepare, apply and analyze a proposal of a Literacy Project involving the reading practice from poetry genre of the sixth grade class of the Journalist Carlos Castelo Branco City School, in Rio de Janeiro. Therefore, this research was based on the presentation of a Literacy Project, Read and live together - find oneself to be an apprentice poet: intertwining stories, to analyze reading praxes developed in this class. In this sense, this research aimed to learn about the development of this project from the Literacy Events that happened at this school linked to the Political Pedagogical School Project Dreams. The specific aims were: a) Meditate about the teaching and learning of Portuguese Language and the work with reading; b) Discuss different reading conceptions, literacies and multiliteracies. c) Present a praxe of reading instructions. The methodology of this research was an action research basis, according to the thoughts of Thiollent (2009), Moreira and Callef (2006), set in the area of Applied Linguistics. The poetic genre has served to create different contexts that allowed the coordinated work with the other genres. There was a greater emphasis on tutorial reading with scaffolding processes developed in a literary practice of the book The boy in the Mirror by Fernando Sabino and last Literacy Event – Literary Soiree with the artist Margot Carvalho. Thus, the research presents qualitative and quantitative results observed at this school year in 2014, in which occurred the development of the Literacy Project. These results can corroborate with several studies regarding the construction of efficient and unique pedagogical practices at work covering more inferential readings and providing the expansion of literacies in the school context.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15408
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015 - Flávia Campos Cardozo.pdfDocumento principal3.39 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.