Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15412
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A força da mulher em prosa e verso: de Alencar às rainhas do R.A.P., hip-hop e slam |
Otros títulos: | The strength of the woman in prose and verse: from Alencar to the queens of the R.A.P., hip-hop and slam |
Autor: | Fagundes, Alessandra Marques da Silva |
Orientador(a): | Pasche, Marcos Estevão Gomes |
Primeiro membro da banca: | Pasche, Marcos Estevão Gomes |
Segundo membro da banca: | Dias, Ana Crelia Penha |
Terceiro membro da banca: | Barbieri, Claudia |
Palabras clave: | Empoderamento;José de Alencar;R.A.P.;Hip hop;Slam;empowerment;José de Alencar;R.A.P.;Hip hop;Slam |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 25-jun-2020 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citación: | FAGUNDES, Alessandra Marques da Silva. A força da mulher em prosa e verso: de Alencar às rainhas do R.A.P., hip-hop e slam. 2020.107 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020 |
Resumen: | Este trabalho tem como tema norteador o “empoderamento” feminino. O objeto de estudo são textos dos gêneros romance e poesia, aplicados aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Seropédica, município do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho inciou-se pela diagnose sobre afinidades e conhecimentos literários dos estudantes. Partindo-se das orientações programáticas da rede de ensino para os três últimos bimestres do ano letivo, optou-se por trabalhar com o romance de José de Alencar Senhora, que destaca forte personagem feminina mesmo diante do patriarcalismo recorrente nesta obra. Posteriormente, com a intenção de valorizar o gênero poema, após compartilhamento de vídeos e textos que abordavam o tema feminismo e os estilos musicais R.A.P e hip hop, os alunos fizeram atividades com letras de canções dos referidos gêneros e participaram de um workshop de criação de R.A.P. e hip hop, para que pudessem enfim, apresentar suas produções durante evento de culminância na unidade escolar em uma batalha poetry slam, sempre mantendo o tema norteador como foco de estudo durante todo o segundo semestre do ano letivo. Como embasamento teórico para este estudo pode-se destacar CANDIDO (2005), CALVINO (1993), LAJOLO, ZILBERMAN (1999) no que concerne à importância da literatura como formação e da leitura, inclusive de textos canônicos; SENA (2013) acerca da vida e obra de José de Alencar, em especial de sua triologia feminina; RIBEIRO (2018) sobre estudos com o tema feminismo |
Abstract: | This work has as its guiding theme the feminine "empowerment". The object of study are texts of the genres romance and poetry, applied to the students of the 9th year of elementary school of the Municipal Network of Seropédica, municipality of the State of Rio de Janeiro. The work was started by the diagnosis about affinities and literary knowledge of the students. Starting from the programmatic orientations of the teaching network for the last three bimesters of the school year, we chose to work with the novel by José de Alencar Senhora, which highlights a strong female character even in the face of the recurrent patriarchy in this work. Later, with the intention of valuing the poem genre, after sharing videos and texts that addressed the theme feminism and the musical styles R.A.P and hip hop, the students did activities with lyrics of songs of these genres and participated in a workshop to create R.A.P. and hip hop, so that they could finally present their productions during a culmination event in the school unit in a poetry slam battle, always keeping the guiding theme as the focus of study throughout the second semester of the school year. As a theoretical basis for this study, can be highlighted by CANDIDO (2005), CALVINO (1993), LAJOLO, ZILBERMAN (1999) regarding the importance of literature as training and reading, including canonical texts; SENA (2013) about the life and work of José de Alencar, especially his female triology; RIBEIRO (2018) on studies on the theme feminism |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15412 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020 - Alessandra Marques da Silva Fagundes.pdf | 2020 - Alessandra Marques da Silva Fagundes | 4.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.