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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15433
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O gênero entrevista de seleção: aperfeiçoando a oralidade na educação de jovens e adultos |
Otros títulos: | The selection interview genre: improving orality in youth and adult education |
Autor: | Ferreira, Angela Helena Vieira |
Orientador(a): | Pereira, Marli Hermenegilda |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Marli Hermenegilda |
Segundo membro da banca: | Silveira, Eliete Figueira Batista da |
Terceiro membro da banca: | Roberto, Tania Mikaela Garcia |
Palabras clave: | Ensino de oralidade. .;Educação de jovens e adultos;Entrevista de seleção;Orality teaching;Youth and adult education;Job selection interview |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 30-abr-2021 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citación: | FERREIRA, Angela Helena Vieira. O gênero entrevista de seleção: aperfeiçoando a oralidade na educação de jovens e adultos. 2021.116 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
Resumen: | Esta pesquisa propõe uma reflexão acerca da importância de trabalhar a oralidade formal pública, de forma sistemática, com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tradicionalmente, os professores de português tendem a valorizar mais a linguagem escrita que a linguagem oral por questões de prestígio, exigência de produções escritas em concursos, dentre outras instâncias comunicativas. Isso faz com que a oralidade seja pouco trabalhada, sob a alegação de que, na fala, quase tudo é permitido, mas na escrita, não. O ensino da língua oral na escola deve proporcionar ao aluno o acesso ao uso mais formal ou convencional da linguagem, considerando a importância que dominar a palavra pública tem no exercício da cidadania. A partir da experiência docente da professora pesquisadora com alunos da EJA, observando seus anseios e uma considerável vontade de inserção no mercado de trabalho, esta dissertação valoriza o aprimoramento da oralidade formal em sala de aula. Considerando a entrevista de seleção como um gênero que proporciona o ensino de muitas habilidades, ampliando a competência comunicativa e alargando os horizontes do conhecimento, o objetivo geral desta dissertação é aperfeiçoar a oralidade pública formal dos alunos da EJA por meio de atividades sistemáticas, inseridas numa sequência didática, composta por exercícios de multiletramentos com o gênero entrevista de seleção. Os objetivos específicos deste trabalho são: (i) realizar atividades de adequação da fala a situações mais formais, explorando meios linguísticos e não-linguísticos (como a importância da comunicação não verbal por meio da gestualidade e expressões corporais); (ii) explorar as características estruturais, funcionais e estilísticas do gênero entrevista de seleção e, (iii) proporcionar situações comunicativas que se aproximem das práticas reais de uso, com dinâmicas e atividades diversificadas como entrevistas e outras que requeiram a realização da oralidade. A presente pesquisa se apoia nos pressupostos teóricos da sociolinguística interacionista, da pragmática e da linguística textual, reforçando a premissa de que o papel do professor de português é valorizar igualmente fala e escrita dentro das múltiplas possibilidades contextuais de comunicação. A metodologia desta pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa, de natureza aplicada. A diagnose ocorreu na Escola Municipal Marechal Pedro Cavalcanti, com a turma 163, do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), no segmento Peja II, Bloco II, referente ao 9º ano do ensino fundamental. A sequência didática, voltada ao aperfeiçoamento da língua oral, contemplou os seguintes tópicos: uso das formas de tratamento, aplicação de estratégias de polidez e das máximas do Princípio de Cooperação e os critérios de textualidade como informatividade e situacionalidade. Espera-se que os resultados desta pesquisa, oriundos da aplicação da sequência didática proposta, sejam a efetiva melhora da oralidade formal do aluno e a conscientização de que o aprendizado é um processo contínuo e proveitoso em todos os sentidos |
Abstract: | This research proposes a reflection on the importance of working formal public speaking, in a systematic way, with students of Youth and Adult Education (EJA). Traditionally, Portuguese teachers tend to value written language more than oral language for reasons of prestige, demand for written productions in tests, among other communicative instances. This causes the orality to be poorly worked, under the argument that, in speech, almost everything is allowed, but in writing, it is not. The teaching of oral language at school should provide students with access to more formal or conventional use of language, considering the importance that dominating the public word has in the exercise of citizenship. Based on the teaching experience of the researcher teacher with EJA students, observing their expectations and a considerable desire to enter the formal job market, this dissertation values the improvement of formal orality in classroom. This research is based on the theoretical assumptions of interactionist sociolinguistics, pragmatics and textual linguistics, reinforcing the premise that the role of the Portuguese teacher is to equally value speech and writing within the multiple contextual possibilities of communication. Considering the job selection interview as a genre that provides the teaching of many skills, expanding the communicative competence and broadening the horizons of knowledge, the general aim of this dissertation is to improve the formal public orality of EJA students through systematic activities inserted in a didactic sequence by multiliteracy activities with the selection interview genre. The specific purposes of this paper are: (i) to accomplish activities to adapt speech to more formal situations, exploring linguistic and non-linguistic ways (such as the importance of non-verbal communication through gestures and body expressions); (ii) to explore the structural, functional and stylistic characteristics of the job selection interview genre and, (iii) to provide communicative situations approaching actual usage practices, with diversified dynamics and activities such as interviews and others that require orality. The methodology of this research is anchored in the qualitative approach, of an applied nature. The diagnosis took place at the Municipal School Marechal Pedro Cavalcanti, with class 163, from the Youth and Adult Education Program (PEJA), in the PEJA II, Block II segment, referring to the final year (9th) of elementary school. The didactic sequence, aimed at improving the oral language, covered the following topics: use of forms of treatment, use of politeness strategies and the maxims of the Cooperative Principle, standards of textuality such as informativity and situationality. It is expected that the results of this research, originating from the application of the proposed didactic sequence, will be the effective improvement of the student's formal orality and the awareness that learning is a continuous and useful process in all senses |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15433 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
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