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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino e aprendizagem da coordenação no nono ano do nível fundamental
Otros títulos: The teaching and learning of coordination in the ninth grade of elementary school
Autor: Freire, Fernanda Quirino Duran
Orientador(a): Santos, Angela Marina Bravin dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ângela Marina Bravin dos
Segundo membro da banca: Rodrigues, Violeta Virginia
Terceiro membro da banca: Barros, Daniela Samira da Cruz
Palabras clave: Ensino e aprendizagem da coordenação;contínuos de variação linguística;aprendizagem colaborativa;Coordination Teaching and learning;items of Linguistic Variation;collaborative learning
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Fecha de publicación: 27-feb-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: FREIRE, Fernanda Quirino Duran. Ensino e aprendizagem da coordenação no nono ano do nível fundamental. 2018. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018..
Resumen: O ensino e aprendizagem do processo sintático da coordenação no âmbito escolar tem se restringido à memorização de nomenclaturas e à identificação de conjunções para uma posterior classificação de orações, desconsiderando-se do saber dos discentes a existência da coordenação entre vocábulos. Ciente de que a coordenação consiste em um mecanismo de articulação de orações e vocábulos, importante na organização textual, seja em textos orais seja em textos escritos, esta pesquisa está ancorada na hipótese de que seu conhecimento amplia não só a autonomia, facilitando a produção e interpretação de organizações textuais variadas, mas também a consciência do falante no uso da língua materna, fornecendo meios para que o produtor do texto recorra a essas estratégias linguísticas para a obtenção do efeito de sentido desejado. Assim sendo, propõe-se uma mediação didática para o ensino e aprendizagem da coordenação em uma turma do nono ano do nível fundamental, de uma escola pública do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Pautamos nossa proposta em um estudo do mecanismo da coordenação linguística desenvolvido com base em gramáticas normativas, como as de Bechara (2001), Cunha e Cintra (2008) e Rocha Lima (1983), no texto de Matos (2003), de perspectiva da gramática gerativa, em Castilho (2010), do ponto de vista funcionalista e em livros didáticos do Ensino Fundamental editados antes e depois da implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Trata-se de uma investigação baseada no método da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1988) e na abordagem colaborativa de ensino/aprendizagem (BEHRENS, 2013) associada ao Modelo dos contínuos de variação linguística (BORTONI-RICARDO, 2004,2005), priorizando o contínuo oralidade/letramento. A pesquisadora, regente de Língua Portuguesa e Literatura da turma, aplicou as atividades que mesclaram o uso de recursos audiovisuais e de ferramentas da tecnologia da informação, como o aplicativo WhatsApp, fundamentando o emprego da abordagem colaborativa neste trabalho que valorizou a construção do conhecimento a partir da interação entre alunos e professor. O objetivo desta pesquisa é que o educando aprenda a reconhecer e a usar os mecanismos da coordenação nos diferentes eventos linguísticos em que estiver inserido, a depender de sua intenção comunicativa. Os resultados observados ao final do estudo foram profícuos tanto para discentes quanto para a docente, uma vez que a mediação produziu conhecimentos úteis para ambas as partes.
Abstract: The Teaching and learning of the syntax process of coordination in the school system is limited to memorizing nomenclatures and identifying conjunctions in order to classify clauses without showing the students the coordination between the words. Knowing that coordination consists in a mechanism of word and clause articulation, relevant to structure of the text, verbal or nonverbal, this research is based on the hypothesis that this knowing expanding the speakers' autonomy and awareness, facilitating the production and interpretation of different texts. Then, this research proposes a didactic analysis of the coordination teaching to the ninth grade of an elementary public school in Rio de Janeiro. The analysis is based on the study of linguistic coordination and its mechanism according to the normative grammar, as discussed in books of Bechara (2001), Cunha and Cintra (2008) and Rocha Lima (1983), in Matos' writing production (2003), through the generative grammar perspective, in Castilho (2010), in the functional standpoint and in elementary didactic books of published before and after the National Curriculum Parameters. The examination rests on the action research method (THIOLLENT, 1988) and the teaching/learning collaborative approach (BEHRENS, 2013) linked to Linguistic Variation Model (BORTONI-RICARDO, 2004,2005), prioritizing oral and literacy. The researcher, who teaches Portuguese and Literature to this class, applied activities using audiovisual resources and technological tools like the WhatsApp app grounded on the collaborative approach used in this work which prized the interaction between teacher and class to build knowledge. The purpose of this work is to make sure that the student learns how to recognize and use the coordination mechanisms in the different linguistic events whenever is needed it. The results observed at the end of this study were profitable for students and teachers, because the examination has produced useful knowing for both parts.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15448
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

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