Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15464
Tipo do documento: Dissertação
Title: Metacognição, situatividade e ensino de leitura: compreensão de narrativas de terror.
Other Titles: Metacognition, situativity and teaching reading: comprehension of horror stories.
Authors: Cortez, Viviane Ignacio Rosa
Orientador(a): Roxo, Maria do Rosario da Silva
Primeiro membro da banca: Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela
Segundo membro da banca: Queiroz, Mario Sérgio Newman
Keywords: Cognição;ensino de leitura;metacognição;narrativas de terror;situatividade;Cognition;teaching reading;metacognition;horror narratives;situativity
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 27-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: CORTEZ, Viviane Ignacio Rosa. Metacognição, situatividade e ensino de leitura: compreensão de narrativas de terror. 2015. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Abstract: Esta dissertação tem o objetivo de verificar se os alunos do sétimo ano do ensino fundamental encontram-se situados como compreendedores em leitura. Além disso, optou-se em propor atividades metacognitivas utilizando as narrativas de terror, que são o nosso objeto de interesse. Desenvolveu-se este estudo à luz dos pressupostos teóricos apresentados pelos estudos em metacognição. Os estudos em metacognição podem fornecer importantes estratégias que explorem a habilidade cognitiva dos alunos como leitores, pois eles pretendem discutir a compreensão das narrativas de terror. Pretende-se com esse trabalho contribuir para as possibilidades de aplicação dos pressupostos relacionados à metacognição no ensino de leitura de narrativas. As atividades foram elaboradas com o intuito de ajudar os alunos das turmas do sétimo ano do ensino fundamental a se tornarem leitores e compreendedores de textos mais conscientes.
Abstract: This work aims to verify if the students of the seventh grade of elementary school are situated as reading comprehension. In addition, it was decided to propose metacognitive activities using the horror stories that are our object of interest. We developed this study in the light of theoretical assumptions contained in the studies on metacognition. Studies in metacognition can provide important strategies to explore the cognitive ability of students as readers, as they intend to discuss the understanding of the horror stories. The aim of this work is to contribute with the application of possibilities of the assumptions related to metacognition in teaching reading narratives. The activities were developed in order to help students of the classes of the seventh year of elementary school to become readers and reading comprehension texts more conscious.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15464
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Viviane Ignacio Rosa Cortez.pdfDocumento principal20.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.