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Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação do aluno leitor: resgatando a leitura oral na sala de aula
Otros títulos: The formation of reader student: bringing oral reading back to class
Autor: Silva, Evelin Cristina de Lacerda França da
Orientador(a): Pasche, Marcos Estevão Gomes
Primeiro membro da banca: Pasche, Marcos Estevão Gomes
Segundo membro da banca: Dias, Ana Crelia Penha
Terceiro membro da banca: Merino, Ximena Antonia Diaz
Palabras clave: Formação aluno leitor;Leitura oral;Literatura na escola;Formation of reader student;Oral reading;Literature in school
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 7-dic-2020
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: SILVA, Evelin Cristina de Lacerda França da. A formação do aluno leitor: resgatando a leitura oral na sala de aula. 2020.100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Resumen: Esta pesquisa tem por objetivo compreender de que forma o uso da literatura de resistência, trabalhada a partir da leitura colaborativa e de debates, pode contribuir para a formação do aluno leitor na escola pública municipal. Para isso, elaboramos uma atividade de intervenção a qual foi realizada em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de Nilópolis no Rio de Janeiro. Escolhemos nos orientar metodologicamente pela pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002) pois favorece o diálogo entre professor-pesquisador e os sujeitos envolvidos na pesquisa no sentido de buscar soluções democráticas para o problema observado. A partir do problema apresentado, elaboramos uma proposta de intervenção levando em consideração o perfil da turma pesquisada, e para isso escolhemos a obra Malala, a menina que queria ir para escola (CARRANCA, 2015) que aborda temas de relevância para os alunos além de tratar de questões da literatura pós colonialista, como o revide discursivo (BONNICI, 2009), a civilidade dissimulada e a mímica (BHABHA, 1998). Escolhemos trabalhar o livro a partir da leitura oral por reconhecer seus benefícios frente ao público de escola pública que pouco teve contato com leituras diversas. Apesar dos percalços encontrados no desenvolvimento desta pesquisa, conseguimos aliar a teoria com uma prática significativa a fim de promover a formação de alunos leitores. Em termos teóricos, baseamo-nos nos aportes estabelecidos por Colomer (2007), Candido (1972, 2004), Rosenfeld (2014), Cadermatori (2012), Mignolo (2007), dentre outros. Os resultados indicam que os alunos reagiram positivamente ao livro escolhido e à forma de leitura proposta, esse fato se deve à escolha do livro que se baseou nas questões envolvidas com o tema resistência. Consideramos que há necessidade de refletir acerca da forma como a leitura é promovida nas escolas atualmente, pois a leitura oral pode ser uma aliada favorável à restituição da função humanizadora e socializadora da leitura, além de proporcionar uma melhor receptividade do texto literário em sala de aula
Abstract: This research aims to understand how the use of resistance literature, through collaborative reading and debates, can contribute to the training of student readers in the municipal public school. For this, we developed an intervention activity which was carried out in a class of the 7th year of Elementary School in a municipal school in the city of Nilópolis in Rio de Janeiro. We chose to orient ourselves methodologically through action research (THIOLLENT, 2002) because it favors the dialogue between teacher-researcher and the people involved in research in order to seek democratic solutions to the observed problem. Based on the problem presented, we elaborated an intervention proposal taking into account the profile of the researched class, and for that we chose the book Malala, the girl who wanted to go to school (CARRANCA, 2015) which addresses topics of relevance to students in addition to address issues of post-colonialist literature, such as discursive retaliation (BONNICI, 2009), disguised civility and mimicry (BHABHA, 1998). We chose to work on the book based on oral reading because we recognized its benefits for the students of public schools that had little contact with different readings. Despite the difficulties encountered in the development of this research, we managed to combine theory with significant practice in order to promote the training of student readers. In theoretical terms, we are based on the contributions established by Colomer (2007), Candido (1972, 2004), Rosenfeld (2014), Cadermatori (2012), Mignolo (2007), among others. The results indicate that the students reacted positively to the chosen book and the proposed way of reading, it shows how importante was the chosen of the book based on resistance discussions. We believe that there is a need to reflect on how reading is promoted in schools today, as oral reading can be a favorable ally for restoring the humanizing and socializing function of reading, in addition to providing a better receptivity of the literary text in the classroom
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15480
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

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