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Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção de sentido e argumentação dos alunos por meio do gênero textual meme e o comentário de internet
Título(s) alternativo(s): Student’s sense and argumentation construction by means of the interface between the meme and the internet commentary
Autor(es): Aquino, Fabiane Silva de
Orientador(a): Silva, Gerson Rodrigues da
Primeiro membro da banca: Silva, Gerson Rodrigues da
Segundo membro da banca: Leite, Marcelo Andrade
Terceiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Palavras-chave: Tecnologia;Linguagem;Prática Social;Meme;Produção Textual;Technology;Language;Social Practice;Meme;Text Production
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 30-Jun-2020
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: AQUINO, Fabiane Silva de. A construção de sentido e argumentação dos alunos por meio do gênero textual meme e o comentário de internet. 2020.106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Resumo: A ampliação do uso das tecnologias da comunicação no mundo contemporâneo, acelerou o compartilhamento de informações e modificou a relação interpessoal, cultural e social do homem a tal ponto que a linguagem, faculdade cognitiva, flexível, adaptável e responsável por expressar tais alterações, precisa atualmente ser estudada em articulação com as práticas sociais de uso da mesma e as tecnologias, a fim de que a aprendizagem de língua portuguesa contemple novas formas de se comunicar, significar e produzir cultura na pós-modernidade. Diante dessa realidade, a presente pesquisa pretende compreender se ao produzir sentido por intermédio do gênero digital multimodal meme, concebido conforme a concepção de Dawkins (1976) e Blackmore (2000), em interface com comentários de internet, é possível propiciar aos alunos do segundo segmento do ensino fundamental, o desenvolvimento das competências linguístico-discursivas, principalmente no que se refere à melhoria da produção escrita. Nesse sentido, propõe-se implementar uma proposta pedagógica embasada no modelo de Sequência Didática apresentada por Schneuwly e Dolz (2004), a partir do meme, a fim de acionar nos alunos a construção da opinião de mundo e a transição para a escritura de um comentário de internet. Tal proposta está ancorada nos pressupostos teóricos da Linguística Textual, através dos estudos de Bronckart (1999), Rojo (2005), Elias e Koch (2006), Bakhtin (1992, 2006), Marcuschi (1983, 2008) e em consonância com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e a Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa. Não se pode ignorar o fato de que os alunos, cada vez mais, têm feito uso de ferramentas de áudio, vídeo, tratamento de imagem, edição etc., atuando ativamente em práticas de produção e replicação na cibercultura, como co-construtores de sentidos em ambientes virtuais, pois pertencem à Geração Digital. Diante desse novo paradigma, as práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa devem se constituir, essencialmente, num espaço que privilegia as diversidades de linguagens, permite ao educando tornar-se protagonista na construção de conhecimento sobre a própria língua e como consequência a empregue eficientemente, atuando assim, como cidadão crítico e consciente
Abstract: The expansion of use of communication technology in contemporary world, speeds up the sharing of information and changes interpersonal, cultural and social relationship of human being in such a way that the language, cognitive ability, flexible, adaptable and responsible by express those alterations, actually, must be studied in articulation with the social practices of its uses and technologies, in order that learning Portuguese, contemplates new forms of communication, to signify and to produce culture in postmodernity period. Against this reality, the present research pretends comprehends if by the intermediate of sense production of meme multimodal genre, designed according to the conception of Dawkins (1976) and Blackmore (2000), on interface with commentary genre, is possible propitiate the development of linguistic-discursive competence of second segment fundamental instruction students, principally in what it refers to the improve of writing production. In this way, I propound a pedagogical proposal based on Didacticism Sequence Conception, implemented by Schneuwly e Dolz (2004), starting by meme, in order to operate in the students the construction of world‘s opinion and the transition to an internet commentary text writing. This proposition is anchored on theory assumption of Textual Linguistics, through the studies of Bronckart (1999), Rojo (2005), Elias and Koch (2006), Bakhtin (1992, 2006), Marcuschi (1983, 2008) and in consonance with the orientations of the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental and the Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa. We can‘t ignore the fact that the students increasingly, have done use of audio, video, image treatment, edition tools etc., actively acting on producing practices and replication in cyberculture, as co-builders of senses in virtual ambients, because belong to the Digital Generation. Against this new paradigm, the teaching-learning practices of Portuguese language should constitutes, essentially, into a space that privileges diversity languages, allow that learners become protagonists at their own language knowledge construction and as a consequence be able to employ their language efficiently, actioning in this way as a critical and conscience citizens
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15482
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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