Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15512
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Intervenção prática para aplicação de sequência didática com alunos de Licenciatura em Matemática |
Autor: | Souza, Pablo Mendes Peres de |
Orientador(a): | Saccomori Júnior, Cláudio Cesar |
Primeiro membro da banca: | Saccomori Júnior, Cláudio Cesar |
Segundo membro da banca: | Pereira, André Luiz Martins |
Terceiro membro da banca: | Santos, Cleber Haubrichs dos |
Palabras clave: | Didactic sequence;Arithmetic;Teachers formation;Sequência didática;Aritmética;Formação de professores |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 23-ago-2017 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citación: | SOUZA, Pablo Mendes Peres de. Intervenção prática para aplicação de sequência didática com alunos de Licenciatura em Matemática. 2017. 52 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. |
Resumen: | Tivemos nesse trabalho o objetivo de analisar de forma quantitativa o uso de uma sequência didática com a temática de Números Primos aplicada em licenciandos em matemática. Com intuito de justificar o viés escolhido, nos baseamos em documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e autores que trazem considerações significativas para reflexões nesse sentido. Para referenciar a utilização dessa alternativa nos inspiramos em autores como Michéle Artigue, Antoni Zabala e Luiz Carlos Pais. Além disso, aplicamos o questionário elaborado pelo Dr. Rubens Vilhena Fonseca em sua tese de doutorado e nos baseamos no mesmo para nortear os tópicos abordados. Na pesquisa de campo, buscamos dialogar com os futuros docentes de forma a apresentar a abordagem utilizada como alternativa para a prática docente e fomentar reflexões para utilização de sequências didáticas. |
Abstract: | The objective of this studywas to analyse quantitatively, the use of didactic sequence, with theme of Prime Numbers, applied to undergraduate students in mathematics. In order to justify the chosen theme, we rely on official documents such the National Curricular Parameters (NCPs), and the authors that bring significant considerations for this purpose. To refer to use of this alternative we have inspired authors such Michéle Artigue, Antoni Zabala e Luiz Carlos Pais. Moreover, we applied the questinnaire prepared by Dr. Rubens Vilhena Fonseca in his doctoral thesis and based on it to guide the topics covered. In the field research, we seek to dialogue with future teachers in order to present the approach used as an alternative to the teaching practice and to promote reflections for the use of didactic sequences. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15512 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017 - Pablo Mendes Peres de Souza.pdf | Documento principal | 478.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.