Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15514
Tipo do documento: Dissertação
Título: Resolução de sistemas lineares no ensino médio
Otros títulos: Resolution of linear systems in high school
Autor: Fagundes, Jorge Luís Lopes
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro membro da banca: Barbosa, Aline Maurício
Segundo membro da banca: Motta, Carlos Eduardo Mathias
Palabras clave: Sistemas Lineares;Determinantes;Regra de Cramer;Linear systems;Linear systems;determinants;Cramer‟s rule;Cramer‟s rule
Área(s) do CNPq: Matemática
Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 16-ago-2013
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: FAGUNDES, Jorge Luís Lopes. Resolução de sistemas lineares no ensino médio. 2013. 49 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: Esse trabalho tem como objetivo estudar a resolução de sistemas lineares, relacioná-los com o estudo dos determinantes bem como apontar alguns equívocos presentes em muitos livros didáticos do ensino médio no que diz respeito à regra de Cramer. Neste texto faremos um paralelo entre a resolução de sistemas lineares por regra de Cramer e por eliminação gaussiana. Procuramos evidenciar a estreita ligação entre a resolução de sistemas lineares e o aparecimento dos determinantes através e um breve resgate histórico. Propomos, também, demonstrações basicamente geométricas que estabelecem relações entre diferentes domínios da matemática, tudo isso fará com que o aluno veja esse conteúdo com mais curiosidade e interesse. Fizemos uma análise de alguns livros didáticos quanto a abordagem dos sistemas lineares
Esse trabalho tem como objetivo estudar a resolução de sistemas lineares, relacioná-los com o estudo dos determinantes bem como apontar alguns equívocos presentes em muitos livros didáticos do ensino médio no que diz respeito à regra de Cramer. Neste texto faremos um paralelo entre a resolução de sistemas lineares por regra de Cramer e por eliminação gaussiana. Procuramos evidenciar a estreita ligação entre a resolução de sistemas lineares e o aparecimento dos determinantes através e um breve resgate histórico. Propomos, também, demonstrações basicamente geométricas que estabelecem relações entre diferentes domínios da matemática, tudo isso fará com que o aluno veja esse conteúdo com mais curiosidade e interesse. Fizemos uma análise de alguns livros didáticos quanto a abordagem dos sistemas lineares
Abstract: The goal of the research is to come up with a new approach for the Cramer‟s rule in different levels: high school and even graduation (majors like math and similar fields ). Trying to show up the narrow connection between the resolution of linear systems and the emergence of determinants, the research brings back the origin of these discoveries, recapturing the historical order of development of this area. In this paper we make a parallel between solving linear systems by Cramer's rule and Gaussian elimination, which method will be explained throughout this work because it is usually the most economical computationally. This work intends to help ( or even warn ) textbooks authors be aware of the errors or inconsistencies that make take place. This research also proposes demonstrations that are basically geometric, in which different domains of mathematics are related in a way that learners can become really curious and interested
The goal of the research is to come up with a new approach for the Cramer‟s rule in different levels: high school and even graduation (majors like math and similar fields ). Trying to show up the narrow connection between the resolution of linear systems and the emergence of determinants, the research brings back the origin of these discoveries, recapturing the historical order of development of this area. In this paper we make a parallel between solving linear systems by Cramer's rule and Gaussian elimination, which method will be explained throughout this work because it is usually the most economical computationally. This work intends to help ( or even warn ) textbooks authors be aware of the errors or inconsistencies that make take place. This research also proposes demonstrations that are basically geometric, in which different domains of mathematics are related in a way that learners can become really curious and interested
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15514
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2013 - Jorge Luís Lopes Fagundes.pdfJorge Luís Lopes Fagundes1.76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.