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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15514
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Resolução de sistemas lineares no ensino médio |
Other Titles: | Resolution of linear systems in high school |
Authors: | Fagundes, Jorge Luís Lopes |
Orientador(a): | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Aline Maurício |
Segundo membro da banca: | Motta, Carlos Eduardo Mathias |
Keywords: | Sistemas Lineares;Determinantes;Regra de Cramer;Linear systems;Linear systems;determinants;Cramer‟s rule;Cramer‟s rule |
Área(s) do CNPq: | Matemática Matemática |
Idioma: | por |
Issue Date: | 16-Aug-2013 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | FAGUNDES, Jorge Luís Lopes. Resolução de sistemas lineares no ensino médio. 2013. 49 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
Abstract: | Esse trabalho tem como objetivo estudar a resolução de sistemas lineares, relacioná-los com o estudo dos determinantes bem como apontar alguns equívocos presentes em muitos livros didáticos do ensino médio no que diz respeito à regra de Cramer. Neste texto faremos um paralelo entre a resolução de sistemas lineares por regra de Cramer e por eliminação gaussiana. Procuramos evidenciar a estreita ligação entre a resolução de sistemas lineares e o aparecimento dos determinantes através e um breve resgate histórico. Propomos, também, demonstrações basicamente geométricas que estabelecem relações entre diferentes domínios da matemática, tudo isso fará com que o aluno veja esse conteúdo com mais curiosidade e interesse. Fizemos uma análise de alguns livros didáticos quanto a abordagem dos sistemas lineares Esse trabalho tem como objetivo estudar a resolução de sistemas lineares, relacioná-los com o estudo dos determinantes bem como apontar alguns equívocos presentes em muitos livros didáticos do ensino médio no que diz respeito à regra de Cramer. Neste texto faremos um paralelo entre a resolução de sistemas lineares por regra de Cramer e por eliminação gaussiana. Procuramos evidenciar a estreita ligação entre a resolução de sistemas lineares e o aparecimento dos determinantes através e um breve resgate histórico. Propomos, também, demonstrações basicamente geométricas que estabelecem relações entre diferentes domínios da matemática, tudo isso fará com que o aluno veja esse conteúdo com mais curiosidade e interesse. Fizemos uma análise de alguns livros didáticos quanto a abordagem dos sistemas lineares |
Abstract: | The goal of the research is to come up with a new approach for the Cramer‟s rule in different levels: high school and even graduation (majors like math and similar fields ). Trying to show up the narrow connection between the resolution of linear systems and the emergence of determinants, the research brings back the origin of these discoveries, recapturing the historical order of development of this area. In this paper we make a parallel between solving linear systems by Cramer's rule and Gaussian elimination, which method will be explained throughout this work because it is usually the most economical computationally. This work intends to help ( or even warn ) textbooks authors be aware of the errors or inconsistencies that make take place. This research also proposes demonstrations that are basically geometric, in which different domains of mathematics are related in a way that learners can become really curious and interested The goal of the research is to come up with a new approach for the Cramer‟s rule in different levels: high school and even graduation (majors like math and similar fields ). Trying to show up the narrow connection between the resolution of linear systems and the emergence of determinants, the research brings back the origin of these discoveries, recapturing the historical order of development of this area. In this paper we make a parallel between solving linear systems by Cramer's rule and Gaussian elimination, which method will be explained throughout this work because it is usually the most economical computationally. This work intends to help ( or even warn ) textbooks authors be aware of the errors or inconsistencies that make take place. This research also proposes demonstrations that are basically geometric, in which different domains of mathematics are related in a way that learners can become really curious and interested |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15514 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
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