Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15530
Tipo do documento: Dissertação
Título: Construção e avaliação de competências e habilidades relativas aos números reais: uma experiência no ensino médio e na formação inicial do professor de matemática
Título(s) alternativo(s): Construction and evaluation of skills and abilities relating to the real numbers: an experience in high school and the initial training of mathematics teachers
Autor(es): Silva, Mário Fernando Monteiro da
Orientador(a): Santos, Douglas Monsôres de Melo
Primeiro membro da banca: Santos, Douglas Monsôres de Melo
Segundo membro da banca: Chaves, Márcia Costa
Terceiro membro da banca: Paula, Michel Cambrainha de
Palavras-chave: Números Reais;Educação Básica;Formação de Professores;Real numbers;Basic Education;Teacher Training
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 31-Ago-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: SILVA, Mário Fernando Monteiro da. Construção e avaliação de competências e habilidades relativas aos números reais: uma experiência no ensino médio e na formação inicial do professor de matemática. 2015. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como motivação, o baixo rendimento que alunos nos primeiros anos do Ensino Médio de um colégio estadual do Município de Vassouras-RJ vêm apresentando, tanto nas avaliações internas da escola, quanto nas avaliações externas (como o Saerj). Uma grande dificuldade desses alunos se encontra nas questões referentes ao conhecimento numérico. Essa situação sugere duas linhas de investigação: a primeira consiste na busca por metodologias não-tradicionais de ensino da matemática que propiciem uma aprendizagem mais concreta e significativa para o aluno da educação básica; por outro lado, é importante avaliar se os cursos de licenciatura em matemática estão propiciando aos futuros professores desta disciplina uma formação sólida e adequada acerca dos conjuntos numéricos e das metodologias de ensino desse tema. O projeto consiste numa proposta de atividades não-tradicionais sobre o tema números reais, assunto este que é apresentado no primeiro bimestre da primeira série do Ensino Médio e que é um pilar para todos os conteúdos de Matemática que serão abordados nos bimestres posteriores, como as funções, os números complexos e a trigonometria. Tal proposta é baseada em realizar com esses alunos algumas atividades que explorem o lúdico, através de jogos matemáticos. Também se buscou explorar alguns temas transversais, contextualizando o conceito de número real através de situações do cotidiano desses alunos. Paralelamente, realizou-se uma pesquisa com alunos do curso de licenciatura em matemática da UFRRJ e que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com objetivo de compreender o que esses licenciandos pensam sobre os números reais, tanto do ponto de vista formal e matemático quanto sobre as estratégias de ensino desse assunto
Abstract: This work was motivated by the low yield problem that students in the first years of high school of a state school of the Vassouras city, RJ, were having before, both internal school ratings, as the external evaluations (such as SAERJ). A major difficulty of these students is on issues related to numeracy. This situation suggests two lines of research: the first is the search for non-traditional methods of teaching mathematics that provide a more concrete and meaningful learning for students of basic education; On the other hand, it is important to assess whether the degree in mathematics courses are providing to prospective teachers of this course a solid training and appropriate concerning the numerical sets and teaching methodologies that theme. The project consists of a proposed non-traditional activities on the subject of real numbers, issue this that is displayed in the first two months of the first year of high school and is a foundation for all the mathematics content that will be addressed in subsequent marking periods, such as functions, complex numbers and trigonometry. This proposal is based on performing with these students some activities that explore the playful, through mathematical games. Also sought to explore some cross-cutting issues, contextualizing the concept of real numbers through everyday situations these students. At the same time, we carried out a survey of students of degree in mathematics from UFRRJ and are fellows of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), in order to understand what these licensees think about the real numbers, both Formally and mathematician as on teaching strategies that subject.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15530
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015 - Mário Fernando Monteiro da Silva.pdfDocumento principal2.59 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.