Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15532
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso de novas tecnologias no Ensino Médio sob a visão de influências sociais: estudo de caso |
Autor: | Barauna, Cristiano de Jesus de Oliveira |
Orientador(a): | Pereira, Orlando dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Orlando dos Santos |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Aline Mauricio |
Terceiro membro da banca: | Busse, Ronaldo da Silva |
Palabras clave: | Matemática;GeoGebra;Cônicas;Ensino Médio;Aprendizagem;Fatores Sociais |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 28-ago-2014 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citación: | BARAUNA, Cristiano de Jesus de Oliveira. O uso de novas tecnologias no Ensino médio sob a visão de influências sociais: estudo de caso. 2014. 81 f Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014. |
Resumen: | Neste estudo, fomos a campo buscar na prática, em sala de aula, respostas a questões ligadas a um aprendizado mais efetivo, através de práticas educativas e modelos pedagógicos que privilegiem um maior dinamismo com a utilização de recursos tecnológicos. Além disso, buscamos verificar se, de alguma forma, fatores socioeconômicos e culturais podem estar atrelados a condições que propiciem para maior êxito na aprendizagem e construção de conceitos em Matemática, em específico, sobre Cônicas em Geometria Analítica. Para isso, utilizamos alguns princípios da engenharia didática como metodologia. Utilizamos o software de geometria dinâmica GeoGebra, como uma importante ferramenta, um recurso, na construção das sequências didáticas com o objetivo de torna-las mais atrativas e facilitar a observação de propriedades consideradas fundamentais, numa perspectiva diferente da habitualmente trabalhada nas escolas. Contamos em nossa pesquisa, com dois grupos concluintes do Ensino Médio provenientes de escolas Públicas situadas na região da Baixada Fluminense e com diferentes perfis socioeconômicos que tornaram-se objetos de nossa análise. |
Abstract: | In this study, we went to search at the practice field, in the classroom, answers to questions linked to a more effective learning through educational practices and pedagogical models that favor more dynamic with the use of technological resources. We also seek to verify that, somehow, socioeconomic and cultural factors may be linked to conditions conducive to greater success in learning and building concepts in mathematics, in particular on Conical in Analytic Geometry. For this, we use some principles of engineering as didactic methodology. We use the software GeoGebra dynamic geometry, as an important tool, a resource, the construction of teaching sequences aiming to make them more attractive and facilitate the observation of fundamental properties considered in a different perspective than normally worked in schools. We rely on our research with two groups of high school graduates from public schools located in the Baixada Fluminense region and with different socioeconomic profiles that have become objects of our analysis. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15532 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 - Cristiano de Jesus de Oliveira Barauna.pdf | Documento principal | 3.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.