Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15532
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de novas tecnologias no Ensino Médio sob a visão de influências sociais: estudo de caso
Autor: Barauna, Cristiano de Jesus de Oliveira
Orientador(a): Pereira, Orlando dos Santos
Primeiro membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Segundo membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Terceiro membro da banca: Busse, Ronaldo da Silva
Palabras clave: Matemática;GeoGebra;Cônicas;Ensino Médio;Aprendizagem;Fatores Sociais
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 28-ago-2014
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: BARAUNA, Cristiano de Jesus de Oliveira. O uso de novas tecnologias no Ensino médio sob a visão de influências sociais: estudo de caso. 2014. 81 f Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014.
Resumen: Neste estudo, fomos a campo buscar na prática, em sala de aula, respostas a questões ligadas a um aprendizado mais efetivo, através de práticas educativas e modelos pedagógicos que privilegiem um maior dinamismo com a utilização de recursos tecnológicos. Além disso, buscamos verificar se, de alguma forma, fatores socioeconômicos e culturais podem estar atrelados a condições que propiciem para maior êxito na aprendizagem e construção de conceitos em Matemática, em específico, sobre Cônicas em Geometria Analítica. Para isso, utilizamos alguns princípios da engenharia didática como metodologia. Utilizamos o software de geometria dinâmica GeoGebra, como uma importante ferramenta, um recurso, na construção das sequências didáticas com o objetivo de torna-las mais atrativas e facilitar a observação de propriedades consideradas fundamentais, numa perspectiva diferente da habitualmente trabalhada nas escolas. Contamos em nossa pesquisa, com dois grupos concluintes do Ensino Médio provenientes de escolas Públicas situadas na região da Baixada Fluminense e com diferentes perfis socioeconômicos que tornaram-se objetos de nossa análise.
Abstract: In this study, we went to search at the practice field, in the classroom, answers to questions linked to a more effective learning through educational practices and pedagogical models that favor more dynamic with the use of technological resources. We also seek to verify that, somehow, socioeconomic and cultural factors may be linked to conditions conducive to greater success in learning and building concepts in mathematics, in particular on Conical in Analytic Geometry. For this, we use some principles of engineering as didactic methodology. We use the software GeoGebra dynamic geometry, as an important tool, a resource, the construction of teaching sequences aiming to make them more attractive and facilitate the observation of fundamental properties considered in a different perspective than normally worked in schools. We rely on our research with two groups of high school graduates from public schools located in the Baixada Fluminense region and with different socioeconomic profiles that have become objects of our analysis.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15532
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2014 - Cristiano de Jesus de Oliveira Barauna.pdfDocumento principal3.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.