Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15536
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso do Geoplano Digital em sala de aula como proposta para cálculo de áreas dos quadriláteros |
Título(s) alternativo(s): | The use of Geoplano Digital Classroom as a proposal for calculating areas of quadrilaterals |
Autor(es): | Ferreira, Paulo Sérgio de Mello |
Orientador(a): | Pereira, Pedro Carlos |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Pedro Carlos |
Segundo membro da banca: | Pereira, Oriando do Santos |
Terceiro membro da banca: | Nunes, Wallace Vallory |
Palavras-chave: | geometria;geoplano digital;quadriláteros;geometry;digital geoboard;quadrilaterals |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Data do documento: | 15-Abr-2013 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | FERREIRA, Paulo Sérgio de Mello. O uso do Geoplano Digital em sala de aula como proposta para cálculo de áreas dos quadriláteros. 2013. 53 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2013. |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo apontar um caminho diferente para o ensino de geometria, utilizando para isso o Geoplano Digital como elemento mediador no processo de ensino-aprendizagem. A ideia construtivista está presente em todo o momento na apresentação deste projeto, onde o educando é estimulado a construir seu conhecimento, ao contrário do método tradicional, com imposições de teorias onde o aluno aparece como um sujeito passivo. O trabalho realizado constitui uma tentativa de despertar um maior interesse do discente em relação à Matemática, especificamente, a Geometria, convergindo, então, para que este faça suas próprias descobertas tornando e despertando a curiosidade dos estudantes para esta aprendizagem. Este projeto fundamentou-se nos teóricos Vygotsky, Piaget e Dewey, que forneceram subsídios para seu desenvolvimento e para o alcance dos objetivos. A eficácia da metodologia de ensino proposta foi comprovada com a realização do trabalho de campo, onde nota-se a extraordinária contribuição do software Geoplano Digital como recurso pedagógico, além da grande importância da interação entre aluno-aluno e professor-aluno na construção do conhecimento individual. |
Abstract: | This research aimed to point out a different path for the teaching of geometry, using for this the Digital Geoplano as a mediator in the process of teaching and learning. The constructivist idea is present at all times in the presentation of this project, where the student is encouraged to build their knowledge, unlike the traditional method, with imposition of theories where the pupil appears as a taxpayer. The work is an attempt to arouse greater interest of the student in relation to mathematics, specifically geometry, converging, then, for this to make your own discoveries and becoming aroused the curiosity of students for this learning. This project was based on the theoretical Vygotsky, Piaget and Dewey, which provided subsidies for their development and for achieving the goals. The effectiveness of the teaching methodology proposed was proven with the completion of field work, where we note the extraordinary contribution of software Digital Geoplano as a pedagogical resource, besides the great importance of the interaction between student-student and student-teacher knowledge construction individual. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15536 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013 - Paulo Sérgio de Mello Ferreira.pdf | Documento principal | 1.22 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.