Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15596
Tipo do documento: Dissertação
Título: Interpolação e regressão polinomial: uma proposta para o ensino médio com auxílio do Geogebra
Otros títulos: Polynomial interpolation and regression: a proposal for high school with the help of Geogebra
Autor: Espolador, Mário Henrique D' Anello
Orientador(a): Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
Primeiro membro da banca: Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
Segundo membro da banca: Forte, Vinícius Leal do
Terceiro membro da banca: Antunes, Gladson Octaviano
Palabras clave: Matemática;Interpolação e Regressão Polinomial;Ensino Médio;Modelagem no Ensino;Geogebra;Mathematics;Polynomial Interpolation and Regression;High School;Modeling in Teaching;Geogebra
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 2-dic-2022
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: ESPOLADOR, Mário Henrique D' Anello. Interpolação e regressão polinomial: uma proposta para o ensino médio com auxílio do Geogebra. 2021. 83f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
Resumen: Este trabalho tem como objetivo trazer uma proposta de ensino de interpolação e regressão polinomial para turmas do ensino médio. Dessa forma, toda parte teórica tem como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e autores como Biembengut (2014), Ruggiero (2000), entre outros. Com isso, o trabalho será fundamentado por métodos de interpolação como Lagrange e Newton, estudo de erro, escolha do grau do polinômio interpolador, fenômeno de Runge, interpolação inversa e regressão polinomial pelo método de mínimos quadrados. Além disso, a área de educação matemática também entrará na fundamentação do trabalho através da história, modelo, modelagem e modelagem como método de ensino, juntamente com o auxílio de softwares educacionais no ensino de matemática, neste caso, o Geogebra. Por fim, será apresentada uma sequência de exemplos que podem ser trabalhados, discutidos, propostos em projetos de pesquisa e em aulas interdisciplinares nas turmas do ensino médio, utilizando e comparando conceitos de interpolação e regressão polinomial. Nesse caso, as atividades se resumem em estudos atuais e problemas do nosso cotidiano como a curva de contaminação pela Covid-19, problemas com o aumento da população carcerária do Brasil, estimativa do consumo de combustível de um automóvel e projeções sobre a demografia brasileira.
Abstract: This work aims to bring a proposal for teaching interpolation and polynomial regression for high school classes. In this way, every theoretical part has as reference the National Curriculum Parameters (PCN) and authors such as Biembengut (2014), Ruggiero (2000), among others. With this, the work will be based on interpolation methods such as Lagrange and Newton, error study, choice of the degree of the interpolator polynomial, Runge phenomenon, inverse interpolation and polynomial regression by the least squares method. In addition, the area of mathematical education will also enter into the foundation of work through history, model, modeling and modeling as a teaching method, together with the help of educational software in the teaching of mathematics, in this case, Geogebra. Finally, a sequence of examples that can be worked on, discussed, proposed in research projects and in interdisciplinary classes in high school classes will be presented, using and comparing concepts of interpolation and polynomial regression. In this case, the activities are summarized in current studies and problems in our daily lives, such as the contamination curve by Covid-19, problems with the increase in the prison population in Brazil, an estimate of the fuel consumption of a car and projections on the Brazilian demography.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15596
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021 - Mário Henrique D’ Anello Espolador.pdf2021 - Mário Henrique D’ Anello Espolador2.5 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.