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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma proposta de modelagem matemática utilizando os conceitos de ondas sonoras
Otros títulos: A proposal for mathematical modeling using sound waves concepts
Autor: Corrêa, Alecsandro Baltasar
Orientador(a): Pereira, Pedro Carlos
Primeiro membro da banca: Pereira, Pedro Carlos
Segundo membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Terceiro membro da banca: Barbosa, Gabriela dos Santos
Palabras clave: Mathematical Modeling;Meaningful Learning;Educational Technology;Sine Function;Modelagem Matemática;Aprendizagem Significativa;Tecnologia Educacional;Função Seno;Ondas Sonoras;Sound Waves
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 30-ago-2016
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: CORRÊA, Alecsandro Baltasar. Uma Proposta de Modelagem Matemática Utilizando os Conceitos de Ondas Sonoras. 2016. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
Resumen: O ensino da Matemática, aplicado nas escolas, deve aproximar-se do cotidiano diário do aluno, buscar o conhecimento prévio dele sobre determinados assuntos, assim como desenvolver novos métodos para que a aprendizagem seja realmente realizada. A pesquisa foi realizada com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular do município do Rio de Janeiro. Baseado nos conceitos de Modelagem Matemática, Aprendizagem Significativa e Teoria das Múltiplas Inteligências, e tendo como recurso metodológico o software educacional GEOGEBRA e dois softwares adaptados baixados do aplicativo PLAY STORE, buscamos como objetivo deste trabalho desenvolver uma proposta de atividade que relaciona o conceito de onda sonora, da Física, com os de gráfico da função seno, da Matemática.
Abstract: The teaching of mathematics, applied in schools, should approach the daily student routine, seek prior knowledge of it on specific issues, as well as develop new methods for learning is actually performed. The survey was conducted with a group of third year of high school in a private school in the city of Rio de Janeiro. Based on the concepts of mathematical modeling, Meaningful Learning and Theory of Multiple Intelligences, and having as a methodological resource educational software GEOGEBRA and two downloaded adapted software PLAY STORE application, seek the objective of this work is to develop a proposed activity that relates the concept of wave sound, physics, with function graph of the sine, mathematics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15609
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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