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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15708
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Escola da Mata Atlântica: agroecologia e cultura livre na Casa das Sementes Livres, Aldeia Velha, Silva Jardim, RJ |
Autor: | Maya, Tadzia de Oliva |
Orientador(a): | Moreira, Roberto José |
Primeiro membro da banca: | Schmitt, Cláudia Job |
Segundo membro da banca: | Castro, Elza Maria Neffa Vieira de |
Palabras clave: | agroecologia;cultura livre;sementes livres;agroecology;free culture;free seeds |
Área(s) do CNPq: | Recursos Florestais e Engenharia Florestal |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 2-dic-2013 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Florestas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável |
Citación: | MAYA, Tadzia de Oliva. A Escola da Mata Atlântica: agroecologia e cultura livre na Casa das Sementes Livres, Aldeia Velha, Silva Jardim, RJ. 2013. 184 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
Resumen: | Esta dissertação apresenta um estudo de caso sobre o coletivo Escola da Mata Atlântica (EMA) e a Casa das Sementes Livres, experiência que conjuga ações em agroecologia e cultura livre desde 2007 em Aldeia Velha, distrito rural de Silva Jardim, município das Baixadas Litorâneas do Rio de Janeiro. A Casa das Sementes Livres é uma iniciativa da EMA, que desenvolve atividades em educação e cultura popular e funcionou como uma possibilidade de trabalho no campo para jovens de diferentes formações acadêmica, contribuindo para um processo de êxodo urbano. Este estudo investiga as percepções e motivações deste grupo em fundar a EMA e posteriormente em empreender a construção da Casa das Sementes Livres, concebida como um local para fazer o diálogo de saberes advindos da informática e da agricultura. Para isso, a pesquisa se concentra no histórico e nos pressupostos teóricos e práticos da iniciativa, que são oriundos tanto da área de cultura digital, quanto da agroecologia e suas lutas específicas pela disseminação de softwares livres e de sementes crioulas. O estudo de caso analisa a sinergia gerada entre os campos da agroecologia e da cultura livre no florescimento e na manutenção do projeto. Há especial interesse também na relação entre a Casa e a escola pública Vila Silva Jardim, terreno onde funciona sua sede e para onde a maior parte das suas atividades são direcionadas, envolvendo alunos, professores e merendeiras em prol de uma educação contextualizada. Procurando definir e caracterizar o magma cultural que possibilitou a formação da Casa e sua ligação com movimentos sociais e redes mais amplas de contestação do modelo econômico vigente, a pesquisa fixa a experiência dentro de um modelo de subalternia, conectada a questões de ordem local-global, como a mudança do paradigma da sociedade moderna industrial para modelos alternativos fundados na diversidade. Também são levadas em conta as complexidades internas e externas que vêm contribuindo para a formação da identidade do grupo, incluindo aí sua estrutura organizacional, a divisão do trabalho e os processos de tomada de decisão. Nesta perspectiva, a pesquisa demonstra as potencialidades e fragilidades da Casa de Sementes Livres, que procura fortalecer sua autonomia lidando com processos de permanente tensão entre as fontes de financiamento e a autogestão em um cenário de poucas oportunidades de recursos para pequenos grupos, sobretudo na área da agroecologia e formado por jovens. Tais questões são demonstradas nas diferentes configurações sócio-políticas que o grupo atravessou, desde sua criação como projeto informal, passando pela sua institucionalização como associação cultural até os dias de hoje quando busca na definição de “coletivo” seu posicionamento crítico no mundo. |
Abstract: | This paper presents a case study of the collective School of the Atlantic (EMA) House Seed Free, experience that combines actions in agroecology and free culture since 2007 in Aldeia Velha, Rural District Silva Jardim, Baixadas Litorâneas the municipality of Rio de Janeiro. The House Seeds Free is an initiative of the group EMA, which develops activities in education and popular culture and worked as a possibility to work in the field for young people from different academic backgrounds, contributing to a process of urban exodus.This study investigates the perceptions and motivations of this group found the EMA and subsequently to undertake the construction of the House Seed Free, conceived as a place to do the dialogue of knowledge arising from information technology and agriculture. For this, the research focuses on the history and the theoretical and practical initiative, which both come from the area of digital culture, as agroecology and their specific struggles for the dissemination of free software and native seeds. The case study examines the synergy generated between the fields of agroecology and free culture at flowering and maintenance of the project. There are also special interest in the relationship between the House and the public school Vila Silva Jardim, ground works where its headquarters and where most of its activities are directed, involving students, teachers and cooks in favor of a contextual education. Seeking to define and characterize the magma cultural enabled the formation of the house and its link with social movements and wider networks of contestation of the current economic model, the research sets the experience within a model subalternia, connected to matters of a local-global as the change of the paradigm of modern industrial society for alternative models founded on diversity. Are also taken into account the internal and external complexities that are contributing to the formation of group identity there, including its organizational structure, division of labor and decision - making processes. In this perspective, the research demonstrates the strengths and weaknesses of the House of Free Seeds, which seeks to strengthen their autonomy dealing with cases of permanent tension between funding sources and self-management in an environment of limited opportunities to resource for small groups, especially in the area of formed by young and agroecology. These issues are demonstrated in different socio-political settings that the group went through since its creation as informal project, through its institutionalization as a cultural association to the days when searching the definition of " collective" its critical position in the world. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15708 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável |
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