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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15745
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Alimentos: uma abordagem contextualizada para o ensino de química orgânica no ensino médio regular e de jovens e adultos |
Otros títulos: | Food: a contextualized approach for teaching organic chemistry in regular high school and youth and adult education |
Autor: | Silva, Laurine Cristina Paulo da |
Orientador(a): | Santos, André Marques dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, André Marques dos |
Segundo membro da banca: | Silva, Anita Ferreira da |
Terceiro membro da banca: | Castilho, Robe1to Barbosa de |
Quarto membro da banca: | Souza, Marco André Alves de |
Quinto membro da banca: | Herbst, Marcelo Hawrylak |
Palabras clave: | Alimentos;Química Orgânica;EJA;Sequência didática;Aprendizagem Significativa;Food;Organic Chemistry;Youth and Adult Education;Didactic sequence;Meaningful Learning |
Área(s) do CNPq: | Química |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 27-ene-2021 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Química |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
Citación: | SILVA, Laurine Cristina Paulo da. Alimentos: uma abordagem contextualizada para o ensino de química orgânica no ensino médio regular e de jovens e adultos. 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021. |
Resumen: | O ensino de Química provoca desafios aos docentes, sendo de grande importância para a sociedade, porém, é visto pelos alunos como desnecessário e distante. O uso de estratégias tradicionais leva a não percepção do quanto esta ciência é útil para a conquista e entendimento de diversos objetos e aspectos presentes na sociedade atual. A abordagem tradicional muitas vezes produz uma aprendizagem mecânica que pode gerar resultados quantitativos nas avaliações imediatas, porém, são rapidamente esquecidos e a longo prazo não desenvolvem a capacidade do estudante em aplicar tais conhecimentos em situações cotidianas. Para um ensino potencialmente significativo é preciso estratégias dinâmicas que promovam a reflexão e criticidade sobre questões pertinentes ao público em questão, além disso, o uso da contextualização faz com que mobilizem conhecimentos prévios que servirão de ancoragem aos novos conteúdos e se sintam motivados, sendo este um dos fatores cruciais para o aprendizado significativo: a predisposição a aprender. Este trabalho visou aplicar uma sequência didática (SD) para o ensino de Química Orgânica correlacionando-a com a temática Alimentos, tão presente no cotidiano do aluno do ensino regular (ER) e de jovens e adultos (EJA). As estratégias que compuseram a sequência didática foram: uso do aplicativo Plickers, estratégia de ensino do Estudo de Caso, Jogo Didático feito em PowerPoint, Vídeos e Experimentação Investigativa. Os resultados mostraram que os alunos passaram a compreender melhor sobre os alimentos em diversos aspectos: informações do rótulo, sua composição, uso e implicações dos aditivos alimentares e agrotóxicos, fermentação e embalagens. Conseguiram conectar a química com os alimentos, obtiveram notas em torno de 7,3 e 6,2 nas avaliações e ao método atribuíram as notas 9 e 10, ER e EJA, respectivamente. Assim, a SD foi bem sucedida e pode ser entendida como potencial para promover aprendizagem significativa. |
Abstract: | The education of Chemistry causes challenges to teachers, being of great importance to society but seen by students as unnecessary and distant. The use of traditional strategies leads to a lack of perception of how useful this science is to conquer and understand various objects and aspects present in today's society. They serve to produce a mechanical learning that can generate quantitative results in the immediate evaluations, however, they are quickly forgotten and in the long run they do not develop the student's ability to apply such knowledge in everyday situations. For potentially meaningful teaching, dynamic strategies are needed to promote reflection and criticality on issues relevant to the public in question, in addition, the use of contextualization makes them mobilize previous knowledge that will serve as an anchor to new content and feel motivated, being this one of the crucial factors for meaningful learning: the predisposition to learn. This work aimed to apply a didactic sequence (DS) for the teaching of Organic Chemistry correlating it with the Food theme that is so present in the daily life of regular education students (RE) and Youth and Adult Education (YAE). The strategies that make up the sequence were: use of the Plickers application, teaching strategy Case Study, Didactic Game made in PowerPoint, Videos and Investigative Experimentation. The results showed that students began to understand food better in several aspects: information on the label, its composition, use and implications of food additives and pesticides, fermentation and packaging. They managed to connect chemistry with food, obtained scores around 7.3 and 6.2 in the evaluations and the method assigned scores 9 and 10, RE and YAE, respectively. Demonstrating that DS was successful and that it has the potential to promote meaningful learning. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15745 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
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